5 dicas de ouro para aproveitar o Carnaval no Rio de Janeiro

Com a alcunha de “a maior festa popular do mundo”, o Carnaval no Brasil, e em especial na cidade do Rio de Janeiro, é mesmo um espectáculo como poucos. Este ano, de 28 de Fevereiro a 4 de Março, milhões devem dirigir-se à “Cidade Maravilhosa” para apreciar os desfiles das escolas de samba no Sambódromo oficial e curtir a festa pelas ruas da cidade.

Por ser a época de maior procura por turistas do mundo inteiro, a dica é hospedar-se num hostel no Rio de Janeiro, onde se paga bem menos do que num hotel comum. O AEIOU e o Hostelworld, o site especialista em estadia barata pelo mundo, dão-lhe 5 dicas para aproveitar esta grandiosa festa ao máximo.

1. Quem não puder arcar com os preços altos (até €1.500!) ou não conseguir comprar os disputados ingressos para os desfiles oficiais no Sambódromo, pode e deve aproveitar a festa dos blocos de rua. Tudo é gratuito e espalham-se mais de 400 bandas por todos os principais bairros da cidade. Basta juntar-se aos componentes e seguir a “folia”.

2. Nada de usar automóvel durante os dias de Carnaval. Encontrar lugar para estacionar será um caos e quem seguir os blocos pela rua vai demorar horas para voltar e reencontrar o veículo. Prefira o transporte público, como o metro e o autocarro, que funciona com mais frequência durante a festa.

3. Sim, o Carnaval é uma festa que celebra a alegria e a liberdade. Mas tudo dentro do limite. Urinar na rua, por exemplo, será tentador – porque encontrar uma casa de banho pública poderá custar um pouco – mas poderá render-lhe algumas horas atrás das grades. Se um policia vir tal cena poderá prender o “infractor”.

4. Evite levar iPods, MP3, câmaras fotográficas de grande porte ou telemóveis muito chamativos. Eles são o principal alvo dos eventuais carteiristas que circulam nas grandes aglomerações. Para telemóveis, aconselha-se carregá-los dentro de sacos plásticos, já que, esporadicamente, camiões citerna passam pelas ruas a espirrar jactos de água para refrescar os participantes.

5. Lojas e vendedores ambulantes costumam aceitar Euros e Dólares, o que facilita a vida dos turistas estrangeiros. Porém, estes devem saber que estarão a pagar bem mais do que se utilizassem o Real como moeda. A melhor dica é sempre trocar o dinheiro com antecedência e evitar tantas perdas no câmbio.

AEIOU / HostelBookers

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here