5 Mercados de Rua em Paris

Visitar um “marché aux puces” – ou mercado de pulgas ou “feira da ladra” – é tradição na capital francesa. Seja em busca de um almoço, de roupa para uma festa ou uma peça para decorar a casa, ou ainda simplesmente para dar um passeio (grátis), eis um programa que faz parte da cultura parisiense.
Em praticamente toda a cidade de Paris encontra um mercado deste tipo – alguns ao ar livre, outros cobertos e ocupando belos espaços. Encontrar verdadeiros tesouros escondidos, a preços reduzidos, não é raridade num local destes. Roupas de marca, discos e livros raros, móveis vintage, comidas internacionais, antiguidades e objectos únicos… tudo está lá à disposição dos curiosos.
O AEIOU e o HostelBookers, o site especialista em hospedagem barata pelo mundo, sugerem-lhe em seguida 5 dos melhores mercados de rua em Paris. Atenção para as dicas: vá cedo para aproveitar os melhores produtos, leve dinheiro no bolso, tenha cuidado com os carteiristas e não tenho medo de vasculhar e regatear – faz parte da experiência cultural!

 

 

Marché aux Puces de St-Ouen (foto:Vero.b)

Marché aux Puces de St-Ouen (foto:Vero.b)

Marché aux Puces de St-Ouen

O Les Puces, como é popularmente conhecido, é o mais famoso mercado de rua de Paris, e é considerado o maior do mundo.

Data do século XIX, tem mais de 3 mil vendedores, e desde então é o lugar para se comprar praticamente qualquer coisa. De instrumentos musicais a gaiolas, de uniformes militares da Primera Guerra Mundial a pratos de porcelana.

Tudo o que é vintage, original e autêntico está lá.

Horário: sábado (9h-18h), domingo (10h-18h), segunda (11h-17h)
Metro: Porte de Clignancourt

 

Marché les Enfants Rouges (foto: umami)

Marché les Enfants Rouges (foto: umami)

Marché les Enfants Rouges

Fundado em 1628, este é o mercado de comida coberto mais antigo de Paris.

Fica meio escondido, numa esquina do charmoso bairro de Marais.

É aquele lugar ideal para comprar produtos frescos e degustar deliciosas iguarias vindas de várias partes do mundo, de pratos picantes africanos até o melhor cuscus árabe.

Horário: quarta e quinta (8h30-13h / 16h-19h30), sexta e sábado (8h30-13h / 16h-20h) e domingos (8h30-14h)
Metro: Filles du Calvaire

 

Marché Saxe-Breteuil (foto: natalialopes)

Marché Saxe-Breteuil (foto: natalialopes)

Marché Saxe-Breteuil

Todo mundo que vai visitar a Torre Eiffel passa por este mercado e encanta-se. Ainda que ofereça móveis, roupas e cosméticos a preços populares, a sua principal atracção é a comida.

Queijos, azeitonas, frutas, pães, massas e todo o tipo de especiarias farão com que os mais gulosos se percam nas suas tendas e queiram provar de tudo um pouco.

Horário: de quinta a sábado (7h-14h30)
Metro: Ségur

 

[caption id="attachment_160570" align="aligncenter" width="700"] -[/caption]

Veneza é a cidade dos românticos, daqueles que gostam de descobrir a história de uma civilização, e dos que apreciam arte. É um lugar encantador, onde poderá navegar pelos canais, passear pela cidade, descobrindo pátios e ruelas desconhecidos ou descansar e apreciar a paisagem na Praça de São Marcos.

É um dos locais mais procurados pelos casais, pela sua arquitetura e locais acolhedores que convidam ao romance. E andar de gôndola, a ouvir uma serenata é algo que pode fazer a dois. Pode também passear pelas belíssimas pontes que unem os canais como a ponte dos Suspiros e pelas suas estreias ruas, onde irá encontrar algumas das fontes da cidade e quem sabe pedir um desejo. Os famosos palácios venezianos são bons pontos de partida para descobrir um pouco mais sobre a história da cidade, como o Palácio dos Doges e o Palácio Grassi, assim como as igrejas, basílicas e os museus que encerram grandes obras arte. [slideshow_do_flickr lugar="Venice"] A Basílica de São Marcos e de São Pedro de Castello, assim como o museu Accademia com obras de arte do séc. XIX e o Museu Correr são alguns dos locais a não perder. O carnaval de Veneza é um dos mais apreciados no mundo. É um espetáculo único, que reporta o visitante para o séc. XVIII, onde as máscaras e fantasias elaboradas tomam lugar. Sem dúvida um dos carnavais mais requintados e espetaculares da Europa. São dez dias cheios de animação e diversão. Esta cidade é única, com os seus canais, gôndolas e edifícios renascentistas, que levam o visitante a descobrir um lugar idílico, cheio de vida e cultura.

Marché aux Fleurs et aux Oiseaux (foto: jcalyst)

Marché aux Fleurs et aux Oiseaux (foto: jcalyst)

Marché aux Fleurs et aux Oiseaux

Mercado dedicado às flores e aves parisienses. O aroma e sons que emanam do Marché aux Fleurs et aux Oiseaux é realmente único.

Rosas, lírios, orquídeas e tulipas misturam-se às gaiolas de pombos, periquitos e araras. Funciona todos os dias mas os comerciantes de aves só lá estão aos domingos.

Horário: diariamente (8h-19h)
Metro: Cité

 

Marché Biologique Raspail (foto: yisris)

Marché Biologique Raspail (foto: yisris)

Marché Biologique Raspail

Eis a meca dos produtos orgânicos em Paris. No Marché Biologique Raspail, o visitante encontra desde chocolate cru até verduras e frutas orgânicas e remédios homeopáticos.

Dada a crescente popularidade deste mercado, o público que o frequenta é bastante variado – desde senhoras com mala de marca até hippies em busca de ervas medicinais.

Horário: domingo (9h-13h30)
Metro: Rennes

 
AEIOU  / HostelBookers
Fotos: Vero.bumaminatalialopesjcalystyisris
 
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here