Aldeia suíça que pagava para ter novos habitantes não tem dinheiro para tantos candidatos

Xenos / Wikimedia

Albinen, na Suíça

Albinen, na Suíça, prometeu pagar 20 mil euros a quem estivesse disposto a mudar-se para lá e 60 mil por cada família. A oferta pode parecer tentadora mas é melhor ler bem as condições antes de fazer as malas.

Foi em novembro do ano passado que uma aldeia suíça começou a prometer pagar 21 mil euros a quem se mudasse para lá. Mas, afinal, cidadãos estrangeiros sem visto de residência permanente não se podem candidatar a viver na pequena aldeia de Albinen, uma localidade situada no cantão suíço de Valais.

Este visto de residência é reservado a estrangeiros que vivam na Suíça de forma ininterrupta há pelo menos cinco anos, no caso de cidadãos da UE, EFTA, EUA e Canadá, ou dez, para cidadãos não abrangidos pelo caso anterior.

Depois de ter lançado a proposta que correu o mundo, a aldeia suíça recebeu “inúmeras candidaturas” dos quatro cantos do mundo. No entanto, as autoridades de Albinen sublinham que a aldeia tem recursos financeiros reduzidos, pelo que não poderá pagar a todos os candidatos.

Os critérios inicialmente divulgados – ter mais de 45 anos, construir ou comprar uma casa na região de, pelo menos, 170 mil euros, e permanência obrigatória por um período mínimo de dez anos – já deixavam prever que este não iria ser um processo fácil.

Agora, a autarquia vem explicar que “só um em cada cem candidatos poderão ser considerados aptos, devido aos critérios rigorosos do regulamento” e culpa a cobertura “enganadora” por parte da imprensa internacional.

A aldeia conta agora atrair entre cinco a dez novas famílias nos próximos anos, o que consideraria ser “um êxito notável no fomento ativo da construção de habitações”.

Em novembro do ano passado, o ZAP já divulgava as condições na íntegra para a aplicação a este subsídio. Se considera que, ainda assim, tem as condições para se candidatar a mudar-se para a aldeia suíça, deixamos-lhe o vídeo para que conheça melhor a pitoresca vila cercada por belas montanhas e que fica apenas a seis quilómetros das famosas termas de Leukerbad.

ZAP //



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here