Animais do zoo refrescam-se com gelados no calor do Rio de Janeiro

Não são apenas as pessoas que enchem as praias e mudam de hábitos para fintar o calor no verão do Brasil. Com temperaturas que ultrapassam os 40ºC regularmente, os animais do Jardim Zoológico do Rio de Janeiro têm uma nova rotina e agora recebem alimentação em forma de… gelado. A recomendação é dos especialistas, que tentam amenizar o desconforto dos bichos com o calor.

Os gelados, ou como dizem os cariocas “picolés”, de carne são distribuídos entre os felinos, como a onça e o leão, e os de frutas tropicais ajudam a refrescar animais como o urso pardo. Zé Colméia, como é chamado o urso do zoológico, faz a alegria dos miúdos devorando as mangas, uvas e o mamão congelados no seu gelado gigante. A preparação é simples, explica o tratador Diogo Figueiredo: juntar as frutas e a água filtrada num balde de alumínio e colocar no congelador.

“Quando as temperaturas estão mais amenas, no inverno, conseguimos até dar pão com mel, mas neste calor, ele [o urso] devora o picolé”, disse. O tratador lembra que o animal, apreendido de um circo, sofre com problemas de stress e recebe tratamento especial. “Ele fica ansioso, anda de um lado para o outro, mas quando nós chegamos ele nada tranquilo com o seu picolé.”
Quem também sofre com o calor no zoológico são os primatas. Três vezes ao dia, os tratadores distribuem sorvetes de morango para os macacos, como o orangotango Paulinho, que tenta proteger-se como pode do intenso calor do Rio de Janeiro. Para esses bichos também foram instalados aspersores que borrifam água nos viveiros. Durante a noite, funcionam ventiladores instalados na entrada das jaulas.

“Tentamos amenizar um pouco”, explicou o tratador de macacos Marcos Bernardino. Alguns gelados são distribuídos por ele em embalagens, para ajudar a distrair os bichos. Com as altas temperaturas, os animais tendem a ficar abatidos e colocam-se à sombra, o que impede o público de vê-los.

No zoológico do Rio, os elefantes também recebem tratamento especial. A fêmea Karla, que geralmente refresca-se na própria piscina, só sai da tenda para banhos de mangueira. “A água da piscina fica muito quente e ela não gosta, embora seja acostumada com o clima quente”, disse Diogo. Durante o banho, o tratador aproveita para esguichar um pouco de água sobre público, que também se delicia.

O Zoológico do Rio de Janeiro fica na Quinta da Boa Vista, na zona norte da cidade, e tem cerca de 2,7 mil animais de 350 espécies diferentes, entre aves, mamíferos, répteis, peixes e anfíbios.

ZAP / ABr

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here