E por apenas 40 milhões, um quarto de hotel com vista para… a Terra

Anatoly Zak / RussianSpaceWeb.com

Conceito artístico do módulo turístico proposto pela Roscosmo acoplado à ISS

Se está a ficar sem destinos turísticos a visitar no solo, em breve poderá aventurar-se numa semana de sonho  em órbita da Terra a bordo da ISS, onde as actividades até podem incluir um passeio espacial fora da estação espacial.

Enquanto por um lado se vai temendo pelo futuro da ISS com o fim do seu financiamento no final da próxima década, do lado russo vão-se preparando novas formas de ajudar ao financiamento da sua manutenção e expansão.

Segundo a Popular Mechanics, a ideia da agência espacial russa Roscosmos é criar um verdadeiro hotel espacial para quem quiser sentir o que é estar no espaço por uma ou duas semanas sem se preocupar em seguir o percurso habitual para se ser astronauta.

Este módulo “turístico” acompanharia um primeiro módulo que serviria como laboratório científico adicional, mas que ao contrário deste, teria que ser financiado inteiramente por fundos privados.

Ora, os 280-450 milhões de dólares estimados para isso poderão ser encontrados rapidamente se surgirem turistas interessados nesta aventura, uma vez que o preço da viagem custaria 40 milhões de dólares por pessoa.

Já um passeio espacial no exterior da estação, para a verdadeira experiência de “sentir o espaço”, implicaria pagar a módica quantia de 20 milhões adicionais.

Segundo o dossier de apresentação da proposta russa, a que a Popular Mechanics teve acesso, o módulo turístico da Roscosmos pesa 20 toneladas, tem 15,5 metros de comprimento e um volume de 92 m3 de ar pressurizado, o suficiente para acomodar quatro quartos de 2 m3 cada e duas estações de suporte – médica e sanitária.

Esta é provavelmente uma daquelas viagens em que dava jeito ter um pacote promocional “tudo-incluído” a preço reduzido – incluindo a possibilidade de ver a estreia do mais recente Star Wars em órbita. Mas mesmo assim… não será para qualquer bolsa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here