21/01/2017

Atividades ao ar livre em Portugal: locais a visitar para praticar o seu desporto de eleição

Publicado em 17/08/2012 por em Dicas de viagem

João Caetano Dias

Com 830 km de costa e praias para todos os gostos, Portugal atrai naturalmente muitos adoradores do sol. Ventos e ondas perfeitas fazem do país um paraíso para surfistas e windsurfistas, e há uma série aparentemente interminável de outras atividades para desfrutar ao longo da Costa Atlântica do país: mergulho, golfe, caiaque, etc. Mas, ao ar livre, os entusiastas encontrarão muito mais para apreciar em Portugal, para além do sol, surf e areia. Paisagens interiores, encantadoras de sobreiros e oliveiras, picos de granito e pedra calcária formam o pano de fundo para uma série de outras atividades.

 

Graças às características geográficas de Portugal, não há nenhuma razão para não podermos combinar várias aventuras ao ar livre numa única viagem. Veja aqui algumas das atividades ao ar livre que poderá praticar durante as suas férias, ou mesmo durante o fim-de-semana.

Passeios de barco

Marcelo Loureiro Fotografia

Ao longo da costa, especialmente no Algarve, barcos de recreio predominam, oferecendo tudo desde cruzeiros com churrasco a passeios a grutas e excursões para ver golfinhos.

No interior de Portugal, rios e lagoas oferecem uma grande variedade de oportunidades de passeios de barco, incluindo o caiaque, vela, rafting e canoagem. Para passeios de barco os rios mais populares são o Guadiana, Mondego, Zêzere, Minho, Paiva e Tâmega.

Escalada

Biciclistas

No norte, os picos de granito do Parque Nacional da Peneda-Gerês são um paraíso para qualquer alpinista.

Outros lugares populares são as falésias de xisto em Nossa Senhora do Salto, a leste do Porto, o robusto afloramento de granito de Cántaro Magro de 500 m altura na Serra da Estrela, os penhascos de calcário de Reguengo do Fetal, perto de Fátima, as paredes de rocha de Penedo da Amizade, logo abaixo do Castelo dos Mouros de Sintra e a Rocha da Pena no Algarve.

Andar de bicicleta

Rita Fialho de Oliveira

Portugal tem muitos locais para se praticar BTT (bicicleta todo terreno). Monchique e Tavira, no Algarve, Sintra e Setúbal, no centro de Portugal e o Parque Nacional da Peneda-Gerês no norte, são locais muito populares.

Trilhos de bicicleta também estão a crescer em popularidade. Ao longo do Rio Minho, no norte, os ciclistas podem andar a Ecopista, um greenway de trilhos de 13 km. Trilhos de bicicleta também foram incorporadas em novos parques urbanos em lugares como Coimbra e Guarda, enquanto para o Sul, o ambicioso Ecovia do Litoral é uma rota de 214 km no Algarve que eventualmente irá conectar o Cabo de São Vicente, no extremo sudoeste de Portugal a Vila Real de Santo António, na fronteira espanhola.

Mergulho

Bruno-Oliveira

Os melhores locais de mergulho em Portugal concentram-se no Algarve. A temperatura da água é um pouco baixa (cerca dos 14 ° C – 16 ° C) de modo que a maioria dos mergulhadores preferem um fato de 5 mm. A visibilidade é geralmente entre 4 – 6 m e nos melhores dias pode variar entre 15 – 20 m.

Um dos melhores lugares para iniciantes é a Praia do Carvoeiro. Para o norte, mergulhadores mais experientes podem explorar o naufrágio de um submarino alemão U1277 ao largo de Matosinhos. Mais perto de Lisboa, existem equipamentos de mergulho na Costa da Caparica e a Reserva Natural da Berlenga.

Golf

Fevi Yu

Portugal é uma meca do golf. Embora muitos campos sejam frequentados principalmente por sócios e proprietários locais, qualquer um com um certificado de handicap pode jogar.

Estoril é o local mais conhecido para praticar Golf Estoril. recebeu as portuguesa Open Championship 20 vezes. O campo apresenta um comprimento de 5262m e está situado entre eucaliptos, pinheiros e mimosas.

Outros dois locais para golf nas proximidades são o Oitavos Dunes, que se situa entre dunas e afloramentos rochosos, e Penha Longa, considerado um dos melhores campos da Europa, com uma vista soberba sobre a Serra de Sintra.

Dois outros campos à volta de Lisboa são o Troia Golf perto de Setúbal e a Praia dEl Rey Golf & Beach Resort, perto de Óbidos.

O Algarve tem mais de 35 campos incluindo o famoso Vilamoura Oceânico Victoria, San Lorenzo, Monte Rei e Vale do Lobo.

Surf

thebentmage

Portugal tem alguns dos melhores locais para fazer surf da Europa, 30 a 40 grandes recifes e praias.

Várias escolas de surf no Algarve e ao longo da costa atlântica ocidental de Portugal oferecem aulas e pacotes com tudo incluído para todos os níveis, desde iniciantes a avançados.

As melhores ondas do sul de Portugal são, geralmente, no inverno, de novembro a março. Mais a norte, a primavera e o outono tendem a ser as melhores temporadas. Ondas nestes tempos variam de 2 m a 4,5 m de altura.

A temperatura da água, no entanto, é mais fria do que é na maioria dos outros países do sul da Europa, e mesmo no verão, provavelmente o ideal é vestir um fato com uma boa espessura.

Um dos melhores spots de Portugal é Peniche, onde se encontram boas ondas com qualquer vento. Supertubos e Baleal são as praias mais populares.

Outros spots lendários incluem Ribeira d’Ilhas em Ericeira e Praia do Guincho perto de Cascais, que muitas vezesé sede de campeonatos internacionais. Uma outra famosa é a praia da Carrapateira, no Algarve. Nas proximidades, a área ao redor da Praia do Penedo é uma boa escolha para iniciantes.

No norte de Portugal, Figueira da Foz e Afife são dois dos melhores spots.

Caminhadas

Amendoas

As temperaturas no verão podem ser asfixiantes em algumas regiões, especialmente no Alentejo e Algarve. Para vencer o calor, considere a possibilidade de fazer estas caminhadas na primavera (abril-maio) ou no outono (final de setembro e outubro).

Existem muitos clubes de caminhadas organizadas no Algarve, com trilhos marcados. Há um conjunto de organizações ao redor de Monchique, mas outras boas organizações existem em Vila Real de Santo António, Sagres e no Parque Natural da Serra de São Mamede.

Os interessados em percorrer o país podem considerar a Via Algarviana, um percurso de 300 km de estradas pavimentadas e não pavimentadas entre Alcoutim e Sagres que leva cerca de duas a três semanas.

Nas Beiras, o Parque Natural da Serra da Estrela apresenta um belo cenário para passeios a pé, embora a manutenção dos trilhos e a sinalização não sejam as melhores.

Também nas Beiras, num circuito de cerca de 540 km que abrange várias aldeias históricas, incluindo Sortelha, Linhares e Monsanto, poderá escolher as suas de interesse e conhecer um pouco mais de Portugal.

Texto escrito de acordo com o novo acordo ortográfico.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe-nos o seu comentário

Terá que preencher todos os campos obrigatórios. Utilize palavras adequadas. O seu e-mail não será publicado.

Poderá utilizar Gravatar.

Poderá utilizar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Obrigado pela sua visita!
Não quer subscrever a nossa newsletter? É grátis!
guia + viagens - Receba no seu e-mail ideias e inspiração para as suas viagens.
Não mostrar mais