21/01/2017

Belém – porto de entrada para o Rio Amazonas

Publicado em 01/09/2012 por em América do Sul

carlosoliveirareis

Belém é uma cidade surpreendentemente gratificante, com ruas e parques, sombreadas por árvores de manga e uma série de fascinantes monumentos e museus. É a maior cidade e a capital do estado do Pará. Tem um porto, do Rio Pará, que faz parte do maior sistema do Rio Amazonas. É um dos portos mais movimentados do Brasil.

carregue no play para ver fotos

A parte mais nova da cidade tem arranha-céus e edifícios modernos. A parte colonial mantém o charme de praças cheias de árvores, igrejas e tradicionais azulejos azuis.

O parque central, Praça da República, é um local tranquilo durante a semana e movimentado nos fins-de-semana, quando moradores saem em massa livre para performances e saborosa comida de rua.

A oeste daqui e mais perto da água, encontra-se o Comércio, um distrito comercial não muito agradável ou seguro, especialmente à noite.

Mais a sul é a Cidade Velha, onde se encontram os melhores museus de Belém. A leste do centro encontrará um bairro chamado Nazaré, com cafés, alguns hotéis e a Basílica de Nazaré, a igreja mais importante de Belém.

A vida nocturna tende para o tipo intelectual boémio: teatros, casas de arte, pequenos concertos, café-bares. De Belém, pode fazer viagens durante a noite para Algodoal e Ilha de Marajó, ambos destinos costeiros bastante atraentes. É uma importante plataforma para viagens até o Rio Amazonas.

Todos os anos na manhã do segundo domingo de outubro, Belém explode com os sons de hinos, sinos e fogos de artifício. Desde em 1793, o Círio de Nazaré é a maior festa religiosa do Brasil. Pessoas de todo o país reunem-se em Belém para participar do grande evento.

Belém é uma cidade chuvosa e quente. A humidade é muito alta. O clima é equatorial, o que significa pouca variação de dia para dia. Os meses mais chuvosos são entre janeiro e maio, mas esteja sempre preparados para elevadas temperaturas e chuva diária.

Texto escrito de acordo com o novo acordo ortográfico.

Onde fica?

Tags: , , , , , , , ,

Deixe-nos o seu comentário

Terá que preencher todos os campos obrigatórios. Utilize palavras adequadas. O seu e-mail não será publicado.

Poderá utilizar Gravatar.

Poderá utilizar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Obrigado pela sua visita!
Não quer subscrever a nossa newsletter? É grátis!
guia + viagens - Receba no seu e-mail ideias e inspiração para as suas viagens.
Não mostrar mais