Câmara da Nazaré reforça turismo com áudio-guias

nazarenazarra

A Câmara aliou as novas tecnologias ao património do concelho.

A Câmara Municipal da Nazaré apresentou esta semana o “Nazaré Museum” que é o novo serviço de áudio-guias. Deste modo os visitantes são conduzidos para percursos turísticos recorrendo ao auxílio de dispositivos móveis.

Este projeto foi apresentado na Feira Internacional de Turismo e estará pronto a funcionar até ao final do presente mês, sendo resultado de uma parceria entre a Câmara da Nazaré e a Digital Impulse.

Segundo Walter Chicharro, presidente da Câmara da Nazaré, este serviço “cria um fator de atração adicional a todos os turistas e visitantes, portugueses e estrangeiros, que visitem a Nazaré e que possam perceber a história e a tradição (…) Hoje em dia, o turismo é o principal suporte económico da Nazaré”. Além disso, este é um serviço inovador no nosso país que “facilita a vida ao turista que chega sozinho ou em família e que pode facilmente, com o download de uma aplicação, perceber a história do local onde está, perceber a história do concelho, do espaço que visita, das tradições da Nazaré”.

Samuel Fialho, diretor criativo da empresa Digital Impulse, explicou que o “Nazaré Museum” é “um museu ao ar livre onde o turista é convidado a calcorrear as ruas, onde vão surgindo pontos que são ativados por GPS e, automaticamente, é mostrado através de vídeos, fotografias, texto e áudio”.

Este serviço tem duas opções disponíveis. Caso o turista tenha um smartphone pode adquirir o roteiro que quiser. Caso não tenha, pode alugar um tablet durante 24 horas no posto de turismo.

Ainda não há certezas quanto ao custo deste serviço mas “o aluguer irá entre os três e os cinco euros e no caso das aplicações terá um custo muito mais reduzido”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here