21/01/2017

Cataratas do Niágara – imponência entre os Estados Unidos e o Canadá

Publicado em 21/02/2012 por em América do Norte

Foto das Niagara Falls de frente.

Chris Brown

As Cataratas do Niágara são as segundas maiores cataratas do mundo, logo a seguir às Cataratas Vitória situadas no sul de África. Com uma parte Canadiana (província de Ontário) e uma Americana (estado de Nova Iorque), estas cataratas estendem-se por mais de 1 quilómetro de largura.

Foto das Niagara Falls de lado.

Adrian MB

O nome Niágara deriva de uma palavra indiana “Onguiaahra” que quer dizer “estreito”.

Localizam-se no rio Niágara que liga dois dos Grandes Lagos da América do Norte: lago Erie e lago Ontário.

No seu conjunto designam-se por Cataratas do Niágara mas consistem em três diferentes quedas de água: American Falls e Bridal Veil Falls, no lado Americano e as Canadian “Horseshoe” Falls, no lado Canadiano.

As Bridal Veil Falls encontram-se separadas pelas American Falls, apenas por um pedaço pequeno de terra, e têm este nome pelo seu aspecto em véu de noiva.

As duas juntas apresentam um cumprimento de cerca de 323 metros, uma altura de 53.6 metros (ou de 21,3 metros se não tivermos em consideração as rochas existentes na base) e por segundo cai um volume de cerca de 567 litros de água pelas duas quedas de água.

Foto das Niagara Falls de baixo.

jas_gd

As Canadian “Horseshoe” Falls apresentam um cumprimento de cerca de 792 metros, uma altura de 50,9 metros e por segundo cai um volume de cerca de 2271 litros de água.

A força das águas provoca uma névoa que por vezes dificulta a sua observação, no entanto, de entre as inúmeras atividades lúdicas existentes, é possível ver as cataratas mais de perto fazendo uma pequena viagem num navio: Maid of the Mist.

Foto do navio Maid of the Mist das Niagara Falls.

Mike Rastiello

Para além de todo o comércio envolvente e de todas as atividades turísticas e lúdicas criadas em torno das cataratas, é de salientar ela ser a também uma fonte relevante de energia hidroelétrica.

Texto escrito de acordo com o novo acordo ortográfico.

Onde fica?

Tags: , , , , ,

Trackbacks/Pingbacks

  1. Niagara-on-the lake, Canadá - história, arquitectura e paisagens vínicolas junto às cataratas | guia + viagens - 17/06/2012

    […] das atrações mais visitadas pelos turistas são as Cataratas do Niágara que fica apenas a 15 minutos desta […]

Deixe-nos o seu comentário

Terá que preencher todos os campos obrigatórios. Utilize palavras adequadas. O seu e-mail não será publicado.

Poderá utilizar Gravatar.

Poderá utilizar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Obrigado pela sua visita!
Não quer subscrever a nossa newsletter? É grátis!
guia + viagens - Receba no seu e-mail ideias e inspiração para as suas viagens.
Não mostrar mais