Como preparar a sua viagem no séc. XXI

Viajar é muito mais acessível hoje do que era há duas décadas, mas nem todos são capazes de preparar uma verdadeira smart trip.

Desde as apps que lhe trazem ao telemóvel tudo sobre a sua viajem, até a novos conceitos como os alojamentos em quartos de família da Wimdu, viajar no século XXI é uma experiência nova – e bem diferente.

Se ainda torce o nariz à tecnologia, dedique cinco minutos a continuar a ler e deixe-se convencer do quão facilitada ficará a sua vida se utilizar todos os recursos que a Internet lhe pode oferecer.

1. Escolha o seu destino

O que lhe dá mais prazer quando vai para fora? Esparramar-se numa toalha ao sol ou passar dias inteiros a explorar ruelas irregulares e a meter conversa com as pessoas? Talvez uma tarde num museu, ou compras nalgum mercado famoso? Qualquer que seja a sua resposta, pode ter uma certeza: alguém já experimentou e escreveu sobre isso.  Pergunte ao Google e procure por listas entre os resultados, para poder comparar as opções. Não se fique só pelas secções de viagens dos jornais, há muitas pessoas que partilham em blogs de viagens as suas experiências, que são muito mais acessíveis.

2. Compre inteligente

Lindley Yan / Flickr

-

Se já marcou as férias no trabalho, não deixe para decidir tudo à última hora. O ideal é comprar as passagens entre um e dois meses de antecedência, diretamente no site das companhias aéreas ou através de sites como o Skyscanner. Se quer poupar ainda mais, ajuste a agenda: planeie viajar na quarta ou quinta-feira e regressar na terça para escapar aos picos de preços dos fins de semana.

3. Encontre um lugar aconchegante

Se acha os hostels demasiado desconfortáveis e os hotéis muito caros, há uma alternativa ao seu gosto: alugar quartos em casas de famílias. Em sites como o Wimdu, pode encontrar apartamentos inteiros ou apenas um quarto na casa de algum casal ou estudante. Não se esqueça de verificar se tem acesso a Wi-Fi e confirme se lhe oferecem também o pequeno-almoço ou, pelo menos, acesso à cozinha.

4. Prepare-se

Ed Yourdon / Flickr

-

Não precisa saber tudo sobre a cidade para onde vai, mas convém saber o suficiente para pôr os pés fora do aeroporto. A não ser que prefira os autocarros com preços inflacionados das empresas de turismo, saiba de antemão se tem transportes públicos até o seu alojamento. Se tem um smartphone, instale aplicações como a Tripit (para gerir todas as suas reservas), o TripAdvisor (com os lugares para visitar) e o próprio Google Maps, que lhe permite guardar mapas no smartphone para aceder mesmo quando não tem acesso à Internet.

5. Aproveite

A tecnologia pode ser a sua melhor amiga a preparar a viagem, mas as melhores experiências são quase sempre “analógicas”. O artista Murray Schafer afirmava que “um bom turista nunca apenas ‘vê as vistas’, ele ouve, cheira, prova e toca.” Não se esqueça disto na sua próxima viagem: mergulhe fundo no universo que está a visitar e viva intensamente os bons momentos antes do regresso à realidade.

ZAP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here