Cracóvia – centro histórico Património Mundial da Unesco

Kraków

Ana Paula Hirama

Cracóvia é uma cidade da Polónia. Situada nas margens do rio Vístula, no sul do país, tem uma população aproximada de 900 mil habitantes. Fundada em meados do século VII, foi a capital do país entre 1320 e 1596, sendo também uma parte integrante do território Austríaco por dois longos períodos da história, o último dos quais entre 1846 e 1914. O centro histórico da cidade é Património Mundial da Unesco desde 1978.

carregue no play para ver fotos

Apesar de ser uma cidade com mais de mil anos de existência, os seus monumentos não se encontram deteriorados, uma vez que mantêm a harmonia e o charme original do velho mundo, como por exemplo o Collegium Maius, a Praça do Mercado, o Castelo Wawel e a Basílica Mariana.

Uma das figuras mais influentes do mundo no século XX, foi o Sr. Karol Wojtyla, o arcebispo de Cracóvia, que ficou mais conhecido como Papa João Paulo II.

Foi uma das personalidades que teve papel fundamental na queda do comunismo, no restabelecimento do orgulho da identidade polaca e na reaproximação com judeus e muçulmanos.

Em Krakow, pode visitar o famoso Santuário da Divina Misericórdia, conhecido pelas aparições e revelações de Jesus, reconhecidas pela Igreja Católica, a Santa Faustina Kowalska.

Pode passear pelo centro histórico e visitar os inúmeros monumentos existentes, tais como a Basílica de Santa Maria, situada na Praça do mercado de Cracóvia.

Esta basílica à primeira vista, até não parece nada de extraordinário, apresenta apenas uma fachada em tijolos e duas torres assimétricas, mas o seu interior é sumptuoso.

A todas as horas soa a trompa na torre mais alta, no entanto este som é cortado abruptamente em memória do cidadão que ia avisar a cidade da iminente invasão e cuja garganta foi atravessada por uma flecha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here