Cusco – praças, templos e misteriosos becos de pedra, no Peru

Cusco

guillenperez

A cidade de Cusco localiza-se a sudeste do Vale de Huatanay, na Cordilheira dos Andes. Fica a 3400 metros de altitude e, segundo a lenda, foi fundada por Manco Capac, fundador da civilização Inca. Nos seus primórdios Cusco, era uma capital religiosa e governamental, com raras construções habitacionais. Mas passou a ser a Capital da Civilização Inca, em meados do século XV até à invasão e conquista pelos Espanhóis, em 1532.

carregue no play para ver fotos

Após as invasões espanholas, a grande maioria das construções Incas, foram destruídas, com o intuito de apagar todas as raízes da civilização Inca e poderem construir as novas igrejas cristãs e os restantes edifícios governamentais.

Machu Picchu é o cartão-de-visita desta cidade, no entanto foi o conjunto das suas ruas, praças, templos e misteriosos becos de pedra, que lhe atribuíram a classificação de Património Histórico da Humanidade, pela Unesco.

Cusco alberga edifícios de estilo barroco andino construídos sobre as paredes dos edifícios Incas, como é o caso de todas as igrejas.

Dos edifícios que resistiram à destruição dos invasores, são exemplo as paredes do palácio inca e alguns monumentos como o Korikancha ou o Templo do Sol.

O Korikancha é o monumento arqueológico mais importante da cidade, construído pelo primeiro Imperador Inca, sofreu obras de ampliação por volta de 1438.

Além do Templo do Sol, o espólio da Civilização Inca, possui as ruínas da fortaleza de Sacsayhuamán, o Inti Raymi e o festival do sol, onde se celebra o solstício de inverno no dia 24 de junho.

Visite Cusco e aprecie a união de duas civilizações e das suas características peculiares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here