24/01/2017

Dicas de viagem para mulheres: Mantenha-se segura enquanto viaja

Publicado em 22/11/2012 por em Dicas de viagem

Antonio Zanghì

Sempre que viajamos para fora do nosso país, temos que ter em atenção algumas regras e costumes do país estrangeiro mas, acima de tudo, devemos estar atentos à nossa segurança. Se viajamos em família ou num grupo, estamos sempre mais protegidos e menos sujeitos a determinados perigos. No entanto, se é mulher e se vai viajar sozinha para o estrangeiro tenha muita atenção ao que a rodeia. Uma mulher sozinha pode chamar a atenção de ladrões e outras pessoas mal-intencionadas. Não se exponha ao perigo! Antes de ir de viagem leia algumas das nossas sugestões.

 

#1 Tente não se destacar

Quando estiver a andar no centro de cidade, faça um exercício mental: olhe ao seu redor e tente perceber que mulheres se destacam. Quem olha de forma tímida? Alguém tem um mapa ou um guia na mão? Isso é exatamente o que um ladrão experiente faz. Este tipo de exercício vai ajudá-la a perceber que postura deverá ter e quais a evitar quando viaja sozinha.

#2 Verifique a segurança do quarto onde está hospedada

Kim Haddon

Um quarto no rés-do-chão é de fácil acesso pelo exterior, através de uma varanda ou escadas de incêndio. Certifique-se de que as portas podem ser bloqueadas por dentro e que não ninguém conseguirá abrir pelo lado de fora.

#3 Leve consigo um saco de compras local

Porto d'Aromas

No seu destino faça uma compra para ter uma saca com o logotipo da loja nele. Quando for passear leve as suas coisas, a sua máquina fotográfica e os seus mapas nesse saco. Os ladrões são muito menos propensos a roubar um saco de compras locais do que a pegar na mochila de um turista.

#4 Tenha atenção ao que veste

Roupas apertadas chamam sempre a atenção tanto de boas como de más pessoas. Especialmente se está a viajar sozinha. Dê preferência a roupas práticas e confortáveis.

#5 Escolha a manhã e início da tarde para explorar a região

Enzo Santos

No fim do dia quando começa a escurecer e durante a noite, uma mulher sozinha estará muito mais sujeita a assaltos e agressões. O escuro cria um ambiente mais favorável para atos criminosos. Tente visitar a cidade durante o dia e jante perto do seu hotel ou mesmo no seu hotel evitando assim as saídas à noite.

#6 Deixe as suas joias caras em casa

A menos que vá a um casamento fabuloso ou a um evento que o justifique, deixe todas as suas jóias em casa. Elas serão sempre um obstáculo à sua segurança.

#7 Esteja atenta aos pickpockets

Steven Depolo

Essas pessoas geralmente trabalham aos pares. Quando menos espera, ao entrar no autocarro ou no comboio, a ver uma mostra na rua, alguém pode passar por si e com um leve e praticamente impercetível toque rouba-lhe a carteira. Guarde a carteira num sítio de difícil acesso e esteja sempre bem atento ao que a rodeia e a estes “pequenos toques”.

#8 Não beba irresponsavelmente

Justin Crook

É melhor tomar uma bebida com álcool apenas no bar do seu hotel para evitar que lhe ponham algum “produto” menos desejável na sua bebida.

#9 Não divulgue informações pessoais

Ao conversar com outras pessoas que também viajam sozinhas e que inevitavelmente acabará por conhecer, tente não dar muitas informações pessoais nem dizer onde vai ficar hospedada. Nunca se sabe se a “simpática” pessoa que conhecemos será realmente boa pessoa.

#10 Guarde algum dinheiro num local bem escondido para qualquer eventualidade

Guarde algum dinheiro num local escondido, no quarto ou mesmo consigo, por ex., nas meias, para o caso de ser mesmo assaltada, ter alguma dinheiro para “desenrascar”.

#11 Faça muito barulho

Se for abordada por um estranho e ficar desconfiada das suas intenções, fale alto para atrair as atenções e se preciso grite mesmo. Pessoas mal-intencionadas afastar-se-ão a verem-se no centro das atenções.

Texto escrito de acordo com o novo acordo ortográfico.

Tags: , , , , , , , , , ,

Deixe-nos o seu comentário

Terá que preencher todos os campos obrigatórios. Utilize palavras adequadas. O seu e-mail não será publicado.

Poderá utilizar Gravatar.

Poderá utilizar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Obrigado pela sua visita!
Não quer subscrever a nossa newsletter? É grátis!
guia + viagens - Receba no seu e-mail ideias e inspiração para as suas viagens.
Não mostrar mais