Dicas para viajantes com deficiências

disabled

fordieinfrance

Atualmente ter uma deficiência já não é desculpa para não viajar e para não aproveitar bem a sua vida. Felizmente, com a evolução, tanto a nível tecnológico como a nível de facilidades físicas, é possível ter uma vida praticamente normal, independentemente da deficiência em causa. No entanto, existem sempre formas de tornar a sua viagem mais simples e agradável. Venha conhecer as nossas dicas para viajantes com deficiências e torne a sua viagem mais descontraída e divertida!

[toc]

Aconselhe-se com o seu médico

estetoscópio

Fabio Floriano

O seu médico é a melhor pessoa para o aconselhar! Explique bem para onde pretende viajar e todas as atividades que tem planeadas. Se existir alguma contraindicação, com certeza que o seu médico o irá alertar.

Por vezes julgamos que determinada atividade não tem qualquer ligação com a nossa deficiência, mas podemos estar errados e podemos acabar por nos prejudicar.

Previna! Uma visita ao médico é rápida e pode evitar muitas surpresas.

Informe-se das facilidades do local

hotel

joseph a

Antes de escolher o seu destino de viagem, informe-se bem das acessibilidades disponíveis.

Hotel – Faça todas as perguntas necessárias para o seu caso. Tem acesso para cadeira de rodas? Tem rececionista disponível 24 horas por dia? A banheira é de fácil acesso e tem barras de apoio? A cama é baixa e fácil de alcançar? Faça uma lista de todas as dificuldades que por vezes encontra e não hesite em colocá-las.

Transportes públicos – Se para viajar, ou para circular dentro do local de destino, tem que usar transportes públicos, utilize a internet para pesquisar as acessibilidades dos transportes públicos. Se não conseguir encontrar, envie um email ou faça uma chamada para as companhias. É preferível escolher um local de destino que esteja preparado para si.

Divertimentos – Será que os divertimentos serão adequados para si? É claro que existem sempre atividades que não serão possíveis para o seu caso, mas o importante é que existam algumas que o sejam! Não tenha surpresas desagradáveis e faça a sua pesquisa antes de marcar a viagem.

Opte por uma agência de viagens – Existem casos em que poupar uns trocos não compensa. Se não tem muita experiência, deixe este trabalho nas mãos de quem tem anos no mundo do turismo! Uma agência de viagens conseguirá selecionar o melhor destino de férias tendo em conta a sua deficiência específica.

Mantenha as pessoas perto de si informadas

Um empregado de hotel bem informado pode fazer toda a diferença para os viajantes com deficiências! Certifique-se de que coloca o pessoal do hotel a par da sua condição para que eles possam estar de sobreaviso. Se reparem em algo estranho, como um atraso que não era suposto, os funcionários podem verificar a situação e ajudá-lo se for necessário.

Aproveite a sua viagem!

Independentemente da sua deficiência, pode sempre ter umas ótimas férias!

Está de cadeira de rodas? Escolha locais que sejam seus amigos! Não escolha locais que lhe possam dificultar a vida! Se não pode subir uma montanha, pode sempre ver o campo! O importante é que se divirta!

É cego? Ainda assim é possível ter umas férias totalmente normais e revitalizantes! O importante é planear bem a viagem, pensar em todos os passos e antecipar os desafios.

Divirta-se!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here