Estudo mostra que são os hotéis luxuosos que têm mais bactérias

thecarol / Flickr

Um site de viagens decidiu visitar alguns hotéis de três, quatro e cinco estrelas e os resultados mostram que, na verdade, as aparências iludem mesmo.

Hotéis de cinco e quatro estrelas são normalmente associados a uma boa reputação, a uma grande oferta de serviços e pequenos luxos. Porém, segundo o site de viagens Travelmath, apesar de todos os pontos positivos, estes hotéis de luxo podem estar a falhar no mais importante, ou seja, na limpeza.

O site decidiu fazer um estudo para tentar perceber onde existem mais bactérias nas unidades hoteleiras e acabou por ser mais surpreendido do que esperava.

Para isso, enviaram uma equipa a nove hotéis norte-americanos – classificados com três, quatro e cinco estrelas – e analisaram o mesmo tipo de objetos: mesa de escritório, lavatório da casa-de-banho, telefone e comando da TV.

“Quisemos perceber quantas bactérias podemos encontrar nas superfícies mais comuns dos quartos de hotel”, justificou Emily Pierce, gerente de projetos da empresa, citada pelo RT.

De acordo com as áreas testadas, independentemente da classificação do hotel, uma coisa foi bastante clara: os quartos conseguem ser mais sujos do que as nossas casas ou até mesmo do que uma escola ou do que o interior de um avião.

Mais grave do que isso foi o facto de a equipa ter percebido que quanto mais luxuoso era o hotel, maior era também a quantidade de bactérias existentes nas superfícies analisadas.

O maior grupo de bactérias foi descoberto na superfície do lavatório dos hotéis de quatro estrelas, com cerca de 2,5 milhões das chamadas unidades de formação de colónias de bactérias (UFC), seguido da mesa de escritório, o comando da televisão e o telefone.

Por outro lado, nos hotéis de cinco estrelas o pior acabou mesmo por ser o comando, com 2 milhões de UFC, seguido do lavatório, da mesa de escritório e do telefone.

Já nos estabelecimentos de três estrelas, o lavatório tinha 320 mil UFC, sendo os outros lugares ocupados pelo comando, telefone e mesa de escritório.

“Definitivamente foi uma surpresa para todos porque os hotéis de cinco estrelas oferecem mais comodidades, serviços e luxos extra. Portanto, assume-se que o dinheiro pago por essas estrelas também devia recair na limpeza”, explica Cristina Lachowyn, uma das gerentes do site.

Por isso, a Travelmath tem alguns conselhos para todos os hóspedes, quer sejam, ou não, maníacos das limpezas, entre eles lavar as mãos de forma frequente e levar na mala uma embalagem de desinfetante e toalhitas com o mesmo efeito.

ZAP / RT

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here