22/01/2017

Goa na Índia – praias, lugares de culto e hotspot de biodiversidade

Publicado em 20/12/2012 por em Ásia

richkomersant

Goa é o estado mais pequeno da Índia e o quarto com menor população. Localizado na Índia ocidental, na região conhecida como Konkan, é delimitado pelo Estado de Maharashtra a norte e Karnataka a leste e Sul, enquanto o Mar Arábico forma sua costa ocidental. Goa é o estado mais rico da Índia. Panaji é a capital do Estado. Famosa pelas suas praias, lugares de culto e património mundial em arquitetura, Goa é anualmente visitada por um grande número de turistas nacionais e internacionais. É também uma cidade rica em flora e fauna, sendo classificada como um hotspot de biodiversidade.

carregue no play para ver fotos

Goa é visivelmente diferente do resto da Índia. A população de Goa é uma mistura de Hindus e católicos romanos, havendo também uma menor população muçulmana.

Apresenta dois distritos, norte e sul de Goa. Estes distritos juntos são divididos em 11 talukas. O norte e o sul de Goa são semelhantes, e cada um tem as suas próprias áreas “costeiras” e “interiores”. A divisão principal em Goa é realmente entre as áreas costeiras centrais onde se encontram as praias e o interior. As zonas costeiras estiveram sob domínio colonial por mais tempo, refletindo uma maior influência de Portugal. O interior é mais Hindu, e tem mais florestas e áreas protegidas, zonas de mineração e aldeias.

A língua do estado de Goa é o Konkani. A maioria dos goeses fala Konkani, Inglês, Hindi e Marathi. Português também é uma língua conhecida por um pequeno segmento, especialmente a elite e pela geração mais velha, que estudou português em Goa antes de 1961.

Goa tem muitos museus, galerias de arte e bibliotecas. O Museu do estado de Goa, a Academia de Kala, a Biblioteca Central e o centro de ciência de Goa são alguns exemplos.

Atraídos pela vida boémia de Goa, muitos artistas, pintores e arquitetos foram morar em Goa. Um exemplo disso é a Galeria de arte de Subodh Kerkar, o Museu de Chitra de Goa, que contém a maior coleção de artefactos etnográficos.

De junho a setembro é a altura de chuvas enquanto que o período de outubro a fevereiro é muito agradável para o turismo. Mas é entre abril e maio que as temperaturas sobem, atingindo por vezes os 36 graus centígrados.

A melhor época do ano para visitar Goa é meados de novembro a meados de fevereiro, quando o clima é agradável e confortável e seco.

Relaxe nas praias. Goa tem um litoral de quase 70 km de praias. Não se esqueça de levar protetor solar e toalhas. Existem várias praias. A praia Arambol, uma praia tranquila em Goa norte mas com poucas facilidades em termos de hotéis ou restaurantes. A praia Palolem, no extremo sul de Goa, tem, pelo contrário, boas opções de restaurantes.

A praia de Colva é um espetáculo onde a areia e o céu se misturam numa harmonia natural encantadora, tecendo a sua magia sobre os visitantes. Conhecida pela sua beleza cénica localiza-se em Salcete, um sub-distrito de Goa.

Existem várias atividades nestas praias. Parapente, Jet-Ski, passeio de banana e Kitesurf, embora Goa não seja o melhor lugar do mundo para esta atividade.

A melhor temporada para praticar mergulho é desde meados de outubro a meados de maio. Durante a época de chuvas não é possível fazer mergulho. A vida é abundante, com muitas espécies de peixes e corais duros e moles e vários naufrágios para mergulho.

Não deixe de visitar o Santuário de vida selvagem Bhagvan Mahavir e o Mollem National Park. É o maior dos três santuários de Goa. Rico em fauna, é um paraíso para os observadores de pássaros. Além de flora e fauna, existem muitas características geológicas e históricas importantes neste Santuário.

Texto escrito de acordo com o novo acordo ortográfico.

Onde fica?

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe-nos o seu comentário

Terá que preencher todos os campos obrigatórios. Utilize palavras adequadas. O seu e-mail não será publicado.

Poderá utilizar Gravatar.

Poderá utilizar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Obrigado pela sua visita!
Não quer subscrever a nossa newsletter? É grátis!
guia + viagens - Receba no seu e-mail ideias e inspiração para as suas viagens.
Não mostrar mais