22/01/2017

Guia de compras de Istambul: quais os melhores sítios?

Publicado em 22/10/2012 por em Dicas de viagem

n5u5r

Istambul é um paraíso de compras, lojas de antiguidades e boutiques chiques, mas é preciso saber para onde olhar. A posição de Istambul numa antiga rota de comércio entre o Oriente e Ocidente faz com que os seus habitantes sejam comerciantes – e compradores – na sua essência. Desde antiguidades e tapetes finos, joias e trajes de dança do ventre, Istambul oferece uma riqueza de todas as coisas orientais. Mas como sempre, nesta metrópole, é preciso saber onde ir.

 

#1 Tapetes e Kilims

Samuel Santos

Comprar um tapete é um processo que leva tempo, manipulação, barganha e intuição. Arsah em Eminönü, longe do clamor do Bazar, perto da paragem de elétrico de Gulhane, vende tapetes, kilims, grainbags, suzanis e muito mais.

Ele também tem uma nova loja ao nível da rua, Huseyin, em Istambul, vendendo toalhas de banho, lenços e joias. O proprietário Huseyin é um vendedor de tapetes carismático.

#2 Tecidos e roupas de cama

Roupa de cama, colchas, fronhas, mantas e edredões são tão abundantes no bazar como areia no deserto: o perigo é que vai levá-los para casa e ver que têm o tamanho errado. A loja de travesseiros Orta Kazazlar, encontra-se na verdade fora do Grande Bazar num beco estreito.

Pode escolher o material e especificar as medidas para as suas almofadas, capas, sacos, roupões, etc.. O proprietário instrui o seu homem na máquina de costura de modo que em pouco tempo terá o que precisa e na medida certa.

#3 Joias

Dentro do Grande Bazar, o joalheiro proprietário no Necef produz criações inspiradas na natureza, numa estação de trabalho pequena no canto da sala. Também tem uma seleção de joias vintage (Cevahir Bedesteni Sk 123; 513 0372).

Tiny Cendereci oferece peças modernas sexys.

Para peças modernas e mais acessíveis, tente no Mor (Cd 10B; 292 8817) no antigo bairro europeu.

#4 Arte e antiguidades

Para aqueles com bolsos profundos, o melhor lugar para a arte Oriental e antiguidades é o Sofá , com três andares de selos, talheres, miniaturas, bordados, joias, esculturas, cerâmicas, estátuas, ícones, relógios, gravuras e muito mais.

Esta loja existe desde 1976 e é no centro de criação de arte de Istambul.

Para belas obras modernas, visite a loja de Nahide Buyukkaymakci em Cukurcuma (Faik Pasa Yokusu 7A; 292 6855), o artista que fez o candelabro na mesquita Sakirin. As suas telas de cabedal e candelabros de vidro são excelentes e são exibidos com obras de outros artistas turcos.

#5 Móveis

Modern Tarih em Cukurcuma, é uma loja repleta de mobiliário de toda a Ásia, especialmente China, Tibete e Mongólia. O proprietário Turco Davit viaja longe para trazer de volta espólio exótico.

Na Varak Evi (Faik Pasa Yokusu 53-55; 245 6568), uma oficina de artesãos, poderá restaurar espelhos, candelabros e mobília, com um misto de influências francesas e Orientais.

#6 Cerâmica

Royal Theatre

Em-Er, é uma das inúmeras lojas de cerâmica no Grande Bazar, mas tem a sua própria fábrica. Eles têm tudo desde telhas, cinzeiros, tigelas de pequeno-almoço e copos.

#7 Alimentos e especiarias

The WildKiwi

O Bazar das especiarias (também conhecido como o Bazar egípcio) perto da ponte de Gálata em Eminönü é pequeno em comparação com o Grande Bazar, mas está repleto de excelentes delis e lojas de manjar turco, recheado de pacotes de chá de maçã, favos de mel, queijos, nozes secas e frutos, figos, caviar, café, especiarias e uma incrível variedade de chás de ervas.

#8 Lojas conceito

Armaggan de Nuruosmaniye emite desenhos de edição limitada inspirados na Anatólia e abriu uma loja de sete andares, perto do Grande Bazar. As suas peças de design, tapetes, têxteis e joias, são todas feitas à mão.

O Atelier 55 é outra loja conceito que mistura roupas, jóias, e arte.

#9 Shopping Center

Imir Kamberi

Depois de conhecer todos os lugares típicos de Istambul, vá a Funky Istinye Park, uma mini aldeia do estilo Bond Street com carrinhos de golfe disponíveis para ajudar os clientes pesadamente carregados para seus carros.

O Kanyon é lar de nomes multinacionais como Harvey Nichols, Wagamama, Georg Jensen, Le Pain Quotidien, Birkenstock, Mango e Mandarina Duck. Aqui também encontrará algumas lojas com artigos locais, incluindo Vakko, Ottoman Empire e Remzi Kitabevi, uma cadeia de livrarias excelente com uma grande seleção de idioma inglês.

Metrocity não é um shopping tão atraente como o seu vizinho Kanyon, mas ainda assim é extremamente popular. Lá vai encontrar lojas como a Zara, Benetton, Nike, Levis e Mavi Jeans.

O Cevahir anuncia-se como o maior centro comercial da Europa. É a casa de muitas das mesmas lojas que vai encontrar também em Metrocity, bem como de outras lojas familiares do Reino Unido como Topshop e Miss Selfridge.

Texto escrito de acordo com o novo acordo ortográfico.

Onde fica?

Tags: , , , , , , , , , , , , ,

1 Comentário para “Guia de compras de Istambul: quais os melhores sítios?”

  1. Elda Lopes Lira 1 Maio 2016 at 22:47 #

    Tenho muito interesse em visitar Istambul e suas dicas foram muito importantes. Só uma perguntinha: as jóias do Grand Bazar assim espostas são de verdade ou são bijoux? Mesmo se forem bijoux são lindas!


Deixe-nos o seu comentário

Terá que preencher todos os campos obrigatórios. Utilize palavras adequadas. O seu e-mail não será publicado.

Poderá utilizar Gravatar.

Poderá utilizar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Obrigado pela sua visita!
Não quer subscrever a nossa newsletter? É grátis!
guia + viagens - Receba no seu e-mail ideias e inspiração para as suas viagens.
Não mostrar mais