Há dinossauros à solta na Lourinhã

(dr) dinoparque.pt

Os dinossauros estão à solta na Lourinhã. Abriu o novo Dino Parque, com o objetivo de informar e entreter.

O Dino Parque da Lourinhã, auto intitulado como o maior museu ao ar livre nacional, tem uma área de dez hectares, o equivalente a dez campos de futebol, localiza-se a cerca de 45 minutos de Lisboa e a duas horas e meia do Porto. Inclui quatro percursos correspondentes a quatro épocas da História: o fim do Paleozóico, o Triásico, o Jurássico e o Cretácico.

Segundo o site oficial, os visitantes podem observar mais de 120 modelos de dinossauros e outros animais à escala real. O conceito passa pela experiência “Edutainment”, juntando a parte do conhecimento e a parte da diversão.

A Lourinhã é das regiões mais ricas em fósseis de dinossauros da Europa, tendo em conta que já se encontraram mais de uma dezena de espécies únicas neste concelho do distrito de Lisboa. Esta região preservou achados com 150 milhões de anos que agora estão expostos no museu do Dino Parque, localizado no edifício central.

Há ainda um laboratório onde é possível observar a preparação de fósseis e um Pavilhão das Atividades onde os visitantes vão poder experimentar práticas relacionadas com a paleontologia.

As primeiras negociações para a criação do Dino Parque começaram em 2012. A construção do Parque foi iniciada em 2017 com um investimento de 3.5 mihões de euros da agência Dino Parque International, que já abriu espaços semelhantes na Alemanha, Reino Unido e Japão.

Neste espaço, vão estar expostos os mais famosos dinossauros do mundo, como o Triceratops, o Stegosaurus e o Tyrannosaurus rex, e os dinossauros descobertos na Lourinhã como o Torvossauros gurneyi, o Lourinhasauros ou o Supersaurus.

O Dino Parque oferece uma grande variedade de serviços. No edifício central há um restaurante com esplanada. No parque, um bar e uma área de vending. Ao longo do percurso, há ainda áreas de descanso. Na loja, estão à venda produtos relacionados com o mundo dos dinossauros. Há ainda um parque de estacionamento.

O bilhete para jovens e adultos, a partir dos 13 anos, vai custar 12,5 euros. As crianças entre os quatro e os 12  vão pagar 9,5 euros. A entrada é gratuita para menores de três anos. Há ainda descontos para grupos com mais de 20 pessoas.

O Parque vai estar aberto todos os dias a partir das 10h00 e encerra às 17h00 (janeiro, fevereiro, outubro, novembro e dezembro), 18h00 (março, abril e maio) ou 19h00 (junho, julho, agosto e setembro).

A Lourinhã tem dois motivos para ser famosa. A área é uma das únicas três do mundo reconhecidas como produtoras de conhaque (as outras, mais famosas, são Cognac e Armagnac, ambas em França), e as suas rochas são, graças à sua geologia e acessibilidade, um tesouro de fósseis da era jurássica.

À medida que as descobertas se multiplicaram e a visibilidade do museu aumentou, os seus habitantes tornaram-se orgulhosos da sua herança única. As placas de boas-vindas com dinossauros à entrada da cidade clarificam que a Lourinhã é a capital dos dinossauros em Portugal.

Outra das atrações da cidade é o Museu da Lourinhã, com uma das mais importantes colecções do mundo de fósseis do período jurássico superior. Um dos dinossauros que podem ser vistos no museu é o predador Lourinhanosaurus, que recebeu o nome da cidade.

ZAP // JPN



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here