Hotel emblemático de Moscovo foi vendido por 221 milhões de euros

O hotel Metropol, um dos edifícios mais emblemáticos de Moscovo, local onde o líder soviético Lenine fez discursos e várias estrelas internacionais ficaram hospedadas, foi hoje vendido por cerca de 221 milhões de euros.

O edifício, uma obra icónica do estilo Arte Nova, foi adquirido em leilão, ao fim de duas licitações, por uma subsidiária do operador hoteleiro russo que actualmente gere o hotel de cinco estrelas.

A Okhotny Ryad Deluxe é uma subsidiária do operador Metropol, controlado pelo presidente da Azimut Hotels, a maior cadeia de hotéis russa, Alexander Klyanchin, segundo informações citadas pela agência Interfax.

O leilão, disputado por três empresas, não contou com a participação de cadeias de hotéis internacionais.

A compra não incluiu o conteúdo do hotel, que integra colecções de porcelana, móveis de época e pinturas que continuam a pertencer ao Estado russo.

O edifício, que fica perto do Kremlin, foi idealizado pelo arquitecto britânico William Walcot e ficou concluído em 1905 com o patrocínio de um dos mais ricos e importantes empresários e patronos das artes da Rússia, Savva Mamontov.

As autoridades bolcheviques assumiram o controlo do hotel, na altura o maior da Rússia, após a revolução de 1917 e Lenine usou o edifício para pronunciar alguns dos seus discursos.

Em 1991, o hotel e os seus 362 quartos foram alvo de uma remodelação, transformando-se então no primeiro hotel de cinco estrelas do país.

Durante décadas, o Metropol acolheu vários cantores e atores internacionais, como foi o caso de Michael Jackson, Montserrat Caballe, Marlene Dietrich e Arnold Schwarzenegger, bem como líderes mundiais, nomeadamente o antigo Presidente francês Jacques Chirac.

O edifício do Metropol, e o seu interior, foi classificado com um monumento histórico de importância nacional, por isso o novo dono não poderá realizar alterações muito significativas na estrutura do hotel.

Lusa/guia+ viagens

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here