Hoteleiros estão mais optimistas com Verão de 2014

ceekay / Flickr

-

Os empresários da hotelaria estão mais otimistas com o verão este ano, quer no que diz respeito à subida da taxa de ocupação quer em termos do preço médio por quarto vendido, segundo um inquérito da AHP  divulgado esta terça-feira.

A presidente da direção executiva da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), Cristina Siza Vieira, afirmou em conferência de imprensa que “é claramente um verão que os hoteleiros estimam ser interessante e positivo“.

O Inquérito AHP Monitor – ‘Perspetivas de verão’, levado a cabo pelo Gabinete de Estudos e Estatísticas da AHP, revela que 42% dos hoteleiros esperam uma taxa de ocupação/quarto entre 61 a 80%, quando em 2013 apenas 33% dos empresários do setor estimavam que estes números viessem a ser uma realidade.

Ainda dentro das expetativas da ocupação por quarto, este ano 48% dos inquiridos acredita que esta taxa vai ser melhor do que no verão de 2013, ao passo que no ano passado apenas 35% dos associados acreditavam numa melhoria face ao período homólogo.

cristina.sizavieira / Facebook

A presidente da Associação da Hotelaria de Portugal, Cristina Siza Vieira

A presidente da Associação da Hotelaria de Portugal, Cristina Siza Vieira

Já no que diz respeito ao preço médio por quarto vendido – uma das grandes queixas do setor -, 46% dos associados da AHP acreditam agora que este “vai ser superior”, quando no ano passado apenas 16% acreditava nisso.

“Esta é a maior revolução das expetativas. Neste momento só 11% acham que o preço médio vai ser pior que no verão de 2013, quando no ano passado 51% achava que ia ser pior e só 16% melhor”, diz Cristina Siza Vieira, acrescentando que os empresários mais pessimistas serão, porventura, “os que são mais dependentes do mercado interno e espanhol”.

Quanto às expectativas em termos dos principais mercados da hotelaria para o verão 2014, os empresários acreditam maioritariamente que serão os turistas de Portugal e Espanha, seguidos de França, Alemanha, Reino Unido, Brasil e Holanda, por ordem decrescente.

À exceção da Madeira e do Algarve, os hoteleiros colocam sempre os portugueses à frente” como o seu principal mercado, disse a responsável.

Cristina Siza Vieira destacou ainda que se estima uma melhor “performance [comportamento] do mercado espanhol e francês”, sendo que França passa de sexto mercado em 2013 para terceiro mercado em 2014″.

De realçar, no entanto, que os empresários com hotéis nos Açores são os mais pessimistas, a acreditar numa pior taxa de ocupação este verão e menos turistas portugueses no arquipélago.

O inquérito da AHP – cujos associados representam mais de 60% do número de quartos da hotelaria nacional, segundo a associação – foi realizado entre 20 e 30 de maio de 2014, com uma amostra de 32%.

/Lusa

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here