24/01/2017

Ilha das Flores nos Açores – Pequenos paraísos do verde, das flores e das cascatas e lagoas

Publicado em 24/04/2012 por em Europa

Foto de montanhas e Oceano Atlântico.

Julen Iturbe-Ormaetxe

A Ilha das Flores é uma das mais bonitas ilhas dos Açores, e que foi integrada na rede mundial de Reservas da Biosfera pela UNESCO. Famosa pelas suas cascatas e lagoas, é detentora de pequenos paraísos escondidos por entre a floresta da Laurissilva e flores de muitas cores e aromas. Ilha onde se situam grutas acariciadas pelas ondas do mar desde há milhões de anos, um museu vivo, em pleno Oceano Atlântico, na parte mais ocidental da Europa.

Foto de lagoa, e verde de montanhas.

Ricardo Mealha

Para quem puder, uma das maneiras de conhecer a ilha poderá ser a pé, pelos caminhos que as pessoas faziam na sua labuta diária e os romeiros percorriam a caminho das festas.

Por lá, encontram-se cascatas de água que caiem de grandes alturas. Algumas diretamente no mar, outras alimentam ribeiros que movem os moinhos de água.

Foto de pessoas a apreciar cascata e água e montanhas-

Rui Covelo

A Rocha dos Bordões, Pedras do Frade e da Freira e Grutas do Galo, formam monumentos geológicos e mostram a arte dos elementos da natureza.

O Morro Alto, o ponto mais alto da ilha tem uma vista panorâmica sobre lagoas, no meio de vegetação endémica com extensos maciços de floresta Laurissilva, e as localidades de Ponta Delgada, Fajanzinha e Fajã Grande onde se encontra a zona balnear.

Foto de montanhas, vila e oceano.

Lou Jarry

As sete lagoas situadas no planalto central, são de grande encanto e contemplação.

Foto de lagoas e montanhas.

Lou Jarry

Nas Lajes das Flores pode aproveitar para descansar e merendar no Parque de merendas da Fajã de Lopo Vaz.

Foto de mar, verde, montanhas e parque de merendas.

Lou Jarry

Vale a pena visitar o Parque Botânico na Fazenda de Santa Cruz das Flores onde se encontra ali perto a maior barragem dos Açores, o Museu Slovaia – em memória de um navio, com 600 pessoas a bordo, que deu à costa, e que foi acolhido pelos habitantes da ilha, ficando assim demonstrada a hospitalidade dos florentinos – a Igreja Matriz de Santa Cruz das Flores e a Igreja Matriz das Lajes das Flores.

Como pratos típicos tem: a linguiça com inhames, a sopa de agrião, e a abundância de peixes e mariscos acompanhados de queijo da ilha e vinho da região.

Texto escrito de acordo com o novo acordo ortográfico.

Onde fica?

Tags: , , , , , , , , , ,

Deixe-nos o seu comentário

Terá que preencher todos os campos obrigatórios. Utilize palavras adequadas. O seu e-mail não será publicado.

Poderá utilizar Gravatar.

Poderá utilizar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Obrigado pela sua visita!
Não quer subscrever a nossa newsletter? É grátis!
guia + viagens - Receba no seu e-mail ideias e inspiração para as suas viagens.
Não mostrar mais