Ilha do Faial, Açores – um lugar no Oceano onde abundam paisagens românticas

Foto de flores e mar.

Feliciano Guimarães

A Ilha do Faial nos Açores, prima pelo azul com montes e vales profundos e verdejantes, e pelas praias de areia preta e macia. Guarda consigo a Horta, a cidade mais cosmopolita – mas ainda assim sossegada – dos Açores, local de chegada e partida de grandes aventureiros e solitários dos mares. Destino quase perfeito para momentos de lazer, de contacto com a natureza e para apreciar paisagens românticas. Por lá, para além de momentos de descontração e repouso terá à sua disposição as boas gentes, o mar aos pés, e a boa gastronomia.

Foto de cidade a partir de barco.

joeri-c

No Miradouro do Cabeço Gordo, o seu ponto mais alto, avista-se a ilha até à linha costeira onde sobressai o extenso Vale dos Flamengos.

Do Miradouro da Ponta da Espalamaca, considerado por muitos como o melhor miradouro do Faial, abre-se uma imensa paisagem sobre a cidade da Horta, marina, Farol da Ribeirinha e a praia de Almoxarife onde se encontra o Parque de Campismo.

Foto de rochas e mar a bater.

Tom Bradnock

É nesta ilha que existe o Parque Natural do Faial, único em Portugal e escolhido pela Comissão Europeia para representar Portugal no programa EDEN (European Destinations of Excellence – Destinos Europeus de Excelência).

Engloba 17% da ilha e estende-se ate 12 milhas da costa onde o visitante poderá ter o privilegio de andar de braço dado com a natureza por trilhos pedestres, admirar e contemplar a Caldeira, o Vulcão dos Capelinhos, o Morro de Castelo Branco, fazer passeios a cavalo, mergulho e observação de baleias e golfinhos.

Foto de paisagem verde.

TorinoBikeFriend

Na cidade da Horta, situa-se o Parlamento Regional dos Açores, Igreja de São Salvador, Igreja Nossa Senhora das Angustias, Forte e Muralhas de São Sebastião, Piscinas naturais do Varadouro e a marina.

Foto de árvores, mar e barcos.

Francisco Antunes

Na sua gastronomia, os pratos privilegiam a boa carne de vaca, muita variedade de peixe e marisco acompanhado com o queijo do Pico e vinho da região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here