Ilha de Santa Maria nos Açores – praias douradas e o verde dos campos

Foto baía e mar.

Carlos Luis M C da Cruz

Famosa pelas suas praias douradas e o verde dos campos com o casario de chaminés pintadas de branco e o mar azul com as suas águas cristalinas. Um verdadeiro paraíso, repleto de paisagens românticas, no meio do Oceano Atlântico.

Foi a primeira ilha do Arquipélago dos Açores a ser descoberta pelos navegadores portugueses.

O Pico Alto, a parte mais alta da ilha, oferece um panorama de grande contemplação. Do Miradouro da Macela, avista-se a magnífica Praia da Formosa conhecida pelos praticantes do surf, e onde nos fins de agosto se realiza o Festival Maré de Agosto. Por lá existe também um Parque de Campismo.

No Miradouro de São Lourenço, somos surpreendidos com uma encosta onde o branco das casas se mistura com o verde dos vinhedos que produzem o famoso vinho de São Lourenço e junto ao mar a praia com as Piscinas Naturais.

Por lá, encontra-se a capela da Mãe de Deus – provavelmente a mais antiga dos Açores.

Em Santo Espírito vale a pena ver a fachada barroca da Igreja de Nossa Senhora da Purificação.

Em Vila do Porto, pode-se passear e visitar a Igreja Matriz, o Forte de São Braz, a Marina e saborear os biscoitos de Santa Maria, a caldeirada de peixe fresco, e onde não poderá faltar o vinho, os licores e aguardente.

Finalmente, poderá visitar as Reservas Florestais de Recreio onde encontra espaços de lazer com circuitos pedonais, miradouros e parques de merendas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here