Israelitas investem milhões no Porto (e pode vir aí o primeiro hotel só para judeus)

Rititaneves / Wikimedia

A cidade do Porto é mais cool do que Lisboa, segundo a CNN

Há um crescente número de israelitas a investir milhões de euros no Porto. São atraídos pelos bons negócios do mercado imobiliário da cidade e pelo facto de poderem obter a nacionalidade portuguesa de forma fácil, graças à descendência sefardita.

Este interesse israelita pelo mercado imobiliário portuense é descrito pelo Jornal de Notícias que refere, a título de exemplo, dois negócios de milhões de euros fechados recentemente.

Um envolve a aquisição de dois prédios na Baixa do Porto, com o intuito de construir um hotel, e outro negócio passou pela compra de um terreno, por 300 mil euros, para a construção de um edifício residencial com 16 apartamentos, num investimento da ordem dos dois milhões de euros.

Os dois negócios têm dedo do luso-israelita Eliran Graedge, investidor imobiliário que vive em Portugal há 11 anos e que é sócio de uma empresa que se dedica à restauração de edifícios. “Num ano, tivemos perto de dez investidores israelitas a trabalhar connosco no Porto”, revela Graedge ao JN.

Os judeus gostam de negociar e no Porto podem fazer-se grandes negócios“, acrescenta o investidor, notando que os israelitas têm dinheiro para investir porque “em Israel ainda existe muito a prática de aforrar”.

“Qualquer chefe de família, aos 45 anos, já tem meio milhão de euros, o que para nós é muito bom, mas para eles é considerado normal”, aponta Eliran Graedge.

Este luso-israelita também vaticina que, com este interesse crescente no imobiliário da Invicta, dentro de cinco anos a cidade “até pode vir a ter um bairro judeu”. Mais próxima estará a construção do primeiro hotel do Porto apenas para judeus, seguindo “as tradições kosher“, um projecto que poderá ver a luz do dia ainda este ano.

A atracção pelo Porto explica-se também pela facilidade na obtenção da nacionalidade portuguesa, “através do comprovativo de descendência sefardita”, como destaca o JN. Sefarditas é o nome dado aos judeus descendentes das antigas comunidades judaicas de Portugal e de Espanha.

ZAP //



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here