Jaisalmer, “A cidade dourada” na Índia

Ran Chakrabarti

Jaisalmer, também chamada “A cidade dourada”, é uma cidade na Índia pertencente ao estado indiano de Rajasthan. A cidade ergue-se num cume de arenito amarelado, o Monte Trikuta, coroado por um forte, que contém o Palácio e vários templos. Encontra-se no coração do deserto de Thar e tem uma população de cerca de 78.000. É a sede administrativa do distrito de Jaisalmer.

carregue no play para ver fotos

Jaisalmer é um lugar encantador e muito relaxante. Uma das atrações mais magníficas é o forte de Jaisalmer, conhecido como o “Sonar Kila” devido à pedra amarela em que foi construído. É um monumento vivo ao deserto perdido, uma cidade dourada de sonhos que excede quaisquer expectativas.

Os tons coloridos do sol e os tons de dourado dão um olhar de conto de fadas a este forte. O interior é surpreendente. Existem pelo menos cinco miradouros dentro do forte onde poderá ter uma bela vista da cidade e do deserto.

“A cidade dourada” ganhou destaque devido à sua posição nas rotas de comércio de camelos. Faça um safari do camelo. Estes safaris do camelo podem ser de 2 a 7 dias, ou até mesmo um mês.

No entanto, se não se sente atraído por camelos, tente um safari de jipe pelo deserto para ver a paisagem e ver o pôr-do-sol.

Abaixo o forte encontrará havelis magníficos, mansões privadas da Índia com significado histórico e arquitetónico, que poderá visitar. O Salim ji ki haveli e Nathmal ji ki haveli são os mais marcantes.

Visite o lago GadiSar, um lago de água da chuva, que fornece água para a cidade. Está cercado por templos e tumbas de Santos. Aqui, poderá fazer um passeio de barco. Perto encontrará um museu local e o centro cultural onde se realiza um espetáculo de marionetas de manhã e à noite.

Jaisalmer tem muitas opções de lazer. Para além destes espaços culturais acima mencionados, pode optar por centros modernos de entretenimento como teatro, cinema e discotecas.
O clima de Jaisalmer é, como em qualquer região do deserto, árido. Os verões são muito quentes, mas os invernos são relativamente muito agradáveis.

O verão persiste de abril a agosto, com temperaturas diárias de cerca de 42°C e noites de 25°C. No inverno, de meados de novembro até ao final de fevereiro, as temperaturas de dia são realmente agradáveis, cerca de 24°C e as noites atingem os 8°C.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here