Lago Titicaca – entre a Bolívia e o Peru

Lago Titicaca

Pat Pavanelli

Lago Titicaca é o lugar onde o mundo foi criado, segundo a lenda, o Deus Viracocha saiu do lago e criou o sol, as estrelas e as primeiras pessoas de acordo com a mitologia Inca. Situa-se no altiplano dos Andes, na fronteira da Bolívia com o Peru. Está situado aproximadamente 3900m acima do nível do mar e com uma área de 8300 km², é o lago navegável pelos barcos comerciais mais alto do mundo.

carregue no play para ver fotos

O lago Titicaca é o centro de inúmeras atrações, entre as mais importantes encontra-se o Templo de Copacabana situado na Praça “2 de fevereiro”, foi construído em estilo renascentista em 1550 e reconstruído entre 1610 e 1651.

Neste templo está presente a imagem da Virgem da Candelária esculpida pelo artista nativo Francisco Tito Yupanqui. A Virgem da Candelária foi declarada “Rainha da Nação ” em 1925.

O Calvário no norte da cidade, é outro dos locais de visita obrigatória. É um longo percurso ao longo do qual existem 14 cruzes, que representam as estações que Jesus Cristo passou. É recomendável que assista a este percurso ao pôr-do-sol.

A Ilha do Sol situa-se a 15 km de Copacabana e é considerada um lugar sagrado. É uma ilha dividida em três comunidades: “Yumani” no sul “, Challa” que tem uma praia de areia branca no centro-leste da costa, e “Challapampa” perto da extremidade norte da ilha.

A Ilha da Lua, a 8 km do Ilha do Sol é a segunda ilha Sagrada dos Incas. Nesta ilha pode visitar o Palácio das Virgens “INAK UYU”, onde as mulheres virgens eleitas pelo Rei do Sol, eram ensinadas na área das artes e da tecelagem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here