Macacos mafiosos roubam objectos aos turistas e pedem resgate em comida

Os macacos que vivem perto do templo Uluwatu, na Indonésia, aprenderam que tudo o que precisam fazer para ganhar comida dos humanos é roubar algum objecto aos turistas: como bolsas, telemóveis, chapéus e óculos.

Os funcionários do local, preocupados que o comportamento dos animais gere reclamações ou que afugente os visitantes, já estão habituados a entregar o resgate aos animais, em troca do objecto. Assim que obtêm a comida, os macacos devolvem o que roubaram.

O comportamento é observado neste templo da ilha de Bali há anos, mas nunca tinha sido estudado por especialistas.

Fany Brotcorne, uma especialista em primatas da Universidade de Liège, na Bélgica, e os seus colegas decidiram investigar como é que este comportamento começou. “É um comportamento único”, afirma a cientista, sublinhando que o comportamento foi aprendido em vez de ser uma habilidade inata.

A especialista passou quatro meses a estudar quatro grupos diferentes de macacos que moram perto do templo. Dois grupos que passavam a maior parte do tempo à volta dos turistas tinham as maiores taxas de roubo e “pedidos de resgate”, apoiando a ideia de que aprenderam aquele comportamento ao observar os animais mais velhos.

Os grupos com mais machos jovens, que são mais propensos a comportamento de risco, também tinham mais índices de roubo que outros grupos.

Brotcorne acredita ter encontrado provas de que este comportamento transmitido através das gerações. Segundo a especialista, o estudo publicado na revista Primates pode ajudar os cientistas a aprenderem mais sobre a psicologia dos primatas: como é que a informação é transmitida entre grupos e se os animais entendem as suas próprias ações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here