18/12/2014

Nova Caledónia – arquipélago no Pacífico com a segunda maior barreira de corais do mundo

Publicado em 01/02/2013 por em Oceania

New Caledonia

Ian Withnall

Nova Caledónia é um arquipélago pertencente a França mas localiza-se no sudoeste do Oceano Pacífico, a leste da Austrália e a 16136 quilómetros a leste da França metropolitana. O arquipélago inclui a ilha principal de Grande Terre, as ilhas Lealdade, o arquipélago Belep, as Isle of Pines e algumas ilhas remotas. As Ilhas Chesterfield do mar Coral também fazem parte da Nova Caledónia. A capital do território é Nouméa.

carregue no play para ver fotos

Embora a língua oficial seja o francês, a cultura é uma mistura Melanésia, Europeia, Polinésia, Vietnamita, Chinesa, Indonésia e muito mais.

As ilhas são notavelmente despovoadas e existem vastas áreas de deserto. Há centenas de quilómetros de caminhos, trilhos, mais de 42 parques e reservas e rios cristalinos com cachoeiras. Quase um terço da população situa-se na capital Nouméa.

Grande Terre é rodeada pela segunda maior barreira de corais do mundo e pela lagoa protegida criada por essa barreira de corais.

Listada como Património Mundial em 2008, a lagoa tem quase 24000 quilómetros quadrados e suporta uma diversa e exuberante fauna com peixes tropicais, tartarugas, serpentes do mar, tubarões e locais perto onde se podem avistar golfinhos e baleias.

As cores vibrantes, claras e ricas são uma das primeiras coisas que os visitantes percebem quando chegam. Nouméa tem uma gama completa de hotéis, resorts, restaurantes e atividades para receber os visitantes.

A sudeste da Grande Terre encontra-se a Isle of Pines com pinheiros delgados, praias de areia branca e uma lagoa esmeralda.

Nova Caledónia é o paraíso dos amantes de desporto. Quase um quarto da população está envolvida em algum tipo de atividade desportiva.

Tanto para iniciantes como profissionais, surf, windsurf, kite surf são alguns dos desportos aquáticos que vai encontrar.

Para o norte de Nouméa, ao longo da costa oeste são vastas as planícies para criação de gado. Aqui vai encontrar os Broussards: “cowboys” do Pacífico.

Nova Caledónia é também o destino para os amantes da natureza. Existem cerca de 3500 variedades de plantas, das quais três quartos são endémicas, 4300 espécies de animais terrestres e 1000 espécies de peixes.

Caminhadas, passeios a cavalo, canoagem ou BTT são outras atividades presentes.

Nova Caledónia tem um clima semi-tropical, modificado por ventos de sudeste. Muitas vezes é quente e húmido em janeiro e fevereiro. As ilhas estão sujeitas a ciclones tropicais, mais frequentes de novembro a março. Durante o inverno (abril a agosto) a temperatura durante o dia anda por volta dos 22 graus.

Não deixe de visitar a Nova Caledónia, um verdadeiro sonho tornado realidade.

Texto escrito de acordo com o novo acordo ortográfico.

Onde fica?

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

1 Comentário para “Nova Caledónia – arquipélago no Pacífico com a segunda maior barreira de corais do mundo”

  1. antonio eduardo iglrsias 2 Abril 2014 at 10:34 #

    GOSTAVA DE IR LA OUTRA VEZ BONITO BONITO GENTE FABOLOSA saudades


Deixe-nos o seu comentário

Terá que preencher todos os campos obrigatórios. Utilize palavras adequadas. O seu e-mail não será publicado.

Poderá utilizar Gravatar.

Poderá utilizar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>