24/01/2017

O que fazer quando o nosso voo é cancelado?

Publicado em 06/11/2013 por em Dicas de viagem

plane

mberasategi

Sabe o que fazer quando o seu voo é cancelado? Os viajantes têm muitos deveres e temos que estar sempre atentos para não perdermos o voo, no entanto, as companhias aéreas também têm os seus deveres. É importante que esteja informado dos seus direitos para a eventualidade de algum voo ser cancelado. Normalmente, são as próprias companhias aéreas que lhe apresentam as várias soluções, mas como isto não acontece em todas as companhias, mais vale prevenir que remediar.

Fique a conhecer os seus direitos quando o seu voo é cancelado.

 

Reembolso de um voo cancelado

money

add1sun

Se não pretender viajar no voo seguinte, pode pedir o reembolso do valor pago. Este será liquidado no prazo de 7 dias úteis, podendo ser através de transferência bancária, numerário, cheque, etc.

Não adianta pedir o reembolso no momento, pois esse tipo de devolução implica procedimentos que requerem algum tempo.

Reencaminhamento na primeira oportunidade

aeroporto

mr-numb

Esta é a opção que um passageiro normalmente escolhe quando o voo é cancelado. Neste caso aguardará no aeroporto ou num hotel até o próximo voo disponível para o seu destino. Irão tentar encontrar uma vaga para si o mais brevemente possível.

Neste caso, o passageiro tem direito a:

Se o voo seguinte for no mesmo dia e esperar no aeroporto

Refeições e bebidas durante o tempo de espera (quantidades razoáveis).
Oferta de meios de comunicação, duas chamadas, fax ou cartão telefónico.

Se o voo seguinte for no dia seguinte ou depois

Alojamento num hotel
Transporte entre alojamento (mesmo que seja um alojamento seu) e aeroporto

Reencaminhamento numa data à escolha

ticket

uncleboatshoes

Caso deseje manter a viagem, mas opte por não viajar no próximo voo disponível, pode também marcar a viagem para uma data à sua escolha. Neste caso não terá direito à alimentação nem ao alojamento.

Indemnização a receber quando o voo é cancelado

Além das obrigações já descritas, a companhia aérea deve ainda indemnizá-lo da seguinte forma:

Viagens até 1500km: 250€ de indemnização
Viagens de 1501 a 3500km: 400€ de indemnização
Viagens superiores a 3500km: 600€ de indemnização

Informe-se sobre estas questões antes de sair do aeroporto.

Como proceder quando descobre que o seu voo foi cancelado?

Em primeiro lugar, deve tentar manter a calma. Este tipo de problemas acontece e é necessário, por mais difícil que pareça, ter alguma paciência com estas situações.

Deve dirigir-se ao balcão de atendimento mais próximo e explicar a situação. Deverá aguardar que lhe sejam transmitidas as soluções possíveis e optar pela mais adequada.

No entanto, se verificar que os seus direitos não estão a ser cumpridos, reforce esse facto e mostre que conhece bem os seus direitos.

Pese bem todas as soluções e opte por aquela que lhe for mais conveniente no momento.

Casos em que os seus direitos não se aplicam

Todas estas regalias e opções não serão válidas se a companhia aérea conseguir provar que foi uma situação na qual não tiveram qualquer responsabilidade e que não poderia ser evitada por mais precauções que fossem tomadas.

Texto escrito de acordo com o novo acordo ortográfico.

Tags: , , , , , , , , ,

Deixe-nos o seu comentário

Terá que preencher todos os campos obrigatórios. Utilize palavras adequadas. O seu e-mail não será publicado.

Poderá utilizar Gravatar.

Poderá utilizar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Obrigado pela sua visita!
Não quer subscrever a nossa newsletter? É grátis!
guia + viagens - Receba no seu e-mail ideias e inspiração para as suas viagens.
Não mostrar mais