21/01/2017

Parque Natural da Serra da Arrábida – Falésias e praias douradas

Publicado em 27/07/2012 por em Europa

aas©

Verde, montanhoso, com falésias e praias douradas, o Parque Natural da Arrábida estende-se ao longo da costa sudeste da Península de Setúbal a Sesimbra.

carregue no play para ver fotos

O cume da montanha assume os consideráveis 35 km de comprimento, sendo que é uma área protegida rica em plantas mediterrânicas, de oliva, pistache e morango, lavanda, tomilho e camomila, com borboletas, besouros e pássaros (especialmente aves de rapina, como águias e falcões) e até 70 tipos de algas. Os seus montes de cor parecida com um verde esbatido também são o lar de veados e javalis.

Em 2004, sofreu danos fruto de um enorme incêndio, quando 700 hectares foram queimados e Portugal teve de apelar à União Europeia para assistência para apagar chamas em todo o país. Ainda assim há muito para visitar.

O mel produzido localmente é delicioso, especialmente o produzido no Convento da Arrábida, antigo mosteiro do século XVI com vista para o mar, a norte de Portinho. Os melhores dias para o visitar são terça-feira ou quinta-feira, mas deverá confirmar previamente.

Outro produto famoso é o seu queijo de ovelha de Azeitão, com um sabor característico que deve muito às pastagens luxuriantes da Arrábida e uma variedade de cardo, utilizado no processo do coagulante.

Não existem por lá transportes públicos. Alguns autocarros passam na praia de julho a setembro, mas a sua melhor opção é alugar um carro ou moto, ou reservar uma viagem organizada de jipe e/ou de barco.

As diversas praias que ornamentam a costa são alvo de grande procura durante a época balnear no entanto o estacionamento é complicado perto das praias, mesmo na baixa temporada.

O Parque Natural da Arrábida constitui um espaço importante e obrigatório a visitar e a conhecer.

Texto escrito de acordo com o novo acordo ortográfico.

Onde fica?

Tags: , , , , , , ,

Deixe-nos o seu comentário

Terá que preencher todos os campos obrigatórios. Utilize palavras adequadas. O seu e-mail não será publicado.

Poderá utilizar Gravatar.

Poderá utilizar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Obrigado pela sua visita!
Não quer subscrever a nossa newsletter? É grátis!
guia + viagens - Receba no seu e-mail ideias e inspiração para as suas viagens.
Não mostrar mais