Parque Nacional do Itatiaia – o Parque Nacional mais antigo do Brasil

Gustavo Menezes

O Parque Nacional do Itatiaia é o mais antigo Parque Nacional do Brasil e um dos seus mais belos. Contém mais de 400 espécies de aves nativas e também é lar de macacos e preguiças. Dividido em partes superior e inferior, o parque tem lagos, rios, cachoeiras, prados e florestas. Localizado entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais, as temperaturas descem abaixo de zero em Junho e, ocasionalmente, pode nevar no parque! Leve roupas quentes, mesmo no verão.

carregue no play para ver fotos

Com picos de montanha rochosa e densa floresta tropical, adeptos de escalada e trekking vão querer enfrentar os picos mais desafiantes do país, as suas falésias e trilhos.

As regiões mais baixas facilmente acessíveis são cobertas com a exuberante Mata Atlântica, orquídeas selvagens e begónias e cachoeiras espetaculares, como Itaporani, Véu de Noiva e Maromba.

Os inúmeros trilhos para caminhadas são fáceis e podem ser facilmente explorados por famílias, sem um guia. São facilmente acessíveis a partir das cidades de Itatiaia e Penedo.

A parte superior do Parque Nacional do Itatiaia apresenta uma paisagem mais austera e imponente de rochas esculpidas, entre elas os dramáticos picos das Agulhas Negras (2.548 metros) e a Prateleira (2.791 metros).

Para escalar estes picos, Agulhas Negras e Prateleira, maio a agosto são os melhores meses devido à baixa precipitação (embora as temperaturas possam ficar frias).

Dentro do parque poderá ficar alojado nos mais sofisticados hotéis que oferecem pensão completa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here