24/01/2017

Páscoa nas Caraíbas – praia e muitas tradições

Publicado em 12/01/2013 por em Dicas de viagem

Easter eggs

Blue Lotus

Muitas pessoas usam as férias da Páscoa como um momento para tirar umas férias curtas em climas mais quentes. O cristianismo é a religião predominante nas Caraíbas. Assim, apesar da folia associada ao Carnaval, a quarta-feira de cinzas, sexta-feira santa e domingo de Páscoa tendem a ser ocasiões solenes. Com ênfase na família, passar a Páscoa nas ilhas das Caraíbas pode ser uma experiência quente e acolhedora.

 

#1 República Dominicana

República Dominicana

Great British Restaurants - Faces, Places, & Food

Na República Dominicana a Páscoa é um momento onde a vida normal é interrompida com procissões e mudanças nos hábitos alimentares da população.

A população divide seu tempo entre as termas locais, piscinas infantis, ou simplesmente participam nas atividades religiosas.

No domingo de ramos, os paroquianos reúnem-se em várias partes da freguesia com ramos de flores e cânticos.

Na quinta-feira Santa celebra-se o designado por “lava-pés” ao ritmo de músicas que convidam a expressão incondicional do perdão e amor.

As atividades mais fortes começaram na sexta-feira Santa com procissões e diversas atividades públicas. Neste dia não come carne e é típico cozinhar e partilhar entre vizinhos o famoso “feijão doce”.

Se visitar a República Dominicana nesta altura, não fique apenas pelas praias e resorts. Aproxime-se da população e celebre a fé com o povo dominicano.

#2 México

Mexico

Rob Fine

A Páscoa no México é um feriado de duas semanas que consiste na Semana Santa, que começa no domingo de ramos e termina no sábado de Páscoa, e a Páscoa que começa com o domingo de Páscoa e terminando no sábado seguinte.

A semana Santa é, sem dúvida, o feriado mais importante da cultura mexicana. As escolas e muitas vezes as empresas no México fecham para férias durante estas duas semanas.

Em todo o país, os mexicanos comemoram os últimos dias de Cristo durante a Semana Santa com procissões, cerimónias e rituais. A maioria das celebrações inclui a reconstituição dramática da captura, julgamento e crucificação de Jesus.

Diferentes regiões do México são conhecidas pela prática de tradições originais como atos de tortura física com demonstrações públicas como chicotear-se ou carregar grandes objetos religiosos em suas costas

Esta é uma antiga tradição que remonta à idade média e foi introduzida no México pelos espanhóis há mais de 500 anos.

Outras tradições usam diferentes maneiras de mostrar a sua dedicação e valorização do sacrifício de Jesus. Em muitas regiões do México, as pessoas mostram sua devoção ao visitar doze igrejas diferentes num único dia (uma igreja por cada apóstolo).

Viajar para o México na Semana Santa e Páscoa é uma experiência inesquecível.

#3 Jamaica

Jamaica

ku4anci

As celebrações Jamaicanas da Páscoa são precedidas por quarenta dias da Quaresma, durante os quais alguns jamaicanos se abstêm de algumas das coisas que mais gostam. Muitos deixam de beber álcool, de comer carne de porco ou carne completamente. Como resultado, o peixe tende a ser a comida preferencial durante a Quaresma, especialmente na sexta-feira Santa que é um dia de jejum para os mais religiosos.

Pão e queijo são uma obrigação para Jamaicanos na temporada da Páscoa, e as prateleiras dos supermercados são carregadas com bolos de Páscoa de todos os tamanhos.

Crianças em idade escolar têm férias durante cerca de 2 semanas. Sexta-feira e segunda-feira de Páscoa são feriados. Na sexta-feira vêm-se muitos paroquianos, muitas vezes vestidos com cores escuras, ir à Igreja para marcar as 3 horas que Jesus passou na Cruz.

Depois de sexta-feira, o humor clareia e no sábado normalmente existem algumas festas. Domingo de Páscoa é mais um dia de Igreja, sendo o branco a cor preferencial para as vestes.

Segunda-feira de Páscoa é um dia de praia, com muitas atividades principalmente papagaios de papel devido aos ventos que se costumam sentir nesta altura.

Na Jamaica depois das festividades Santas da Páscoa começa, no domingo de Páscoa, o Carnaval.

#4 Aruba

Aruba

RogerLars

O jejum é uma prática habitual para os devotos católicos durante a Quaresma. Alguns abstêm-se de comer durante um dia inteiro, outros comem apenas uma refeição por dia, enquanto outros se abstêm até 15 dias. Esta prática é realizada durante os 40 dias de Quaresma.

A prática mais comum, comer peixe ao almoço ou jantar, acontece às quartas e sextas-feiras. Mesmo os restaurantes de fast food, como o McDonalds dão grande importância à Quaresma aumentando as suas opções de peixe nestes dias.

No domingo antes da Páscoa muitos celebram o domingo de ramos. Recordando a entrada de Jesus em Jerusalém, as igrejas distribuem folhas de palmeira. Uma das coisas que tradicionalmente fazem é dobrá-las em forma de cruzes, uma grande decoração para o lar.

Embora a Quaresma seja um período de celebração por muitos em Aruba, o que realmente importa para a maioria é o campismo de praia. Existem muitas atividades a decorrer na praia durante a semana como ténis de praia, competições de futebol e performances ao vivo de bandas locais.

A maioria das lojas estão fechadas na sexta-feira santa, domingo e segunda-feira de Páscoa. Restaurantes na área hoteleira permanecem abertas e algumas das lojas em centros comerciais também mas é aconselhável obter as necessidades básicas pois muita coisa tende a esgotar especialmente devido aos campistas.

A Páscoa em Aruba inclui também a tradição da caça ao ovo. No domingo de Páscoa há 2 grandes caças de ovo em toda a ilha. Os caçadores concentram-se num só lugar num momento portanto não se assuste se vir muitos carros de repente de um lugar para o outro.

#5 Bahamas

Bahamas

Salvatore Serafino

Em algumas ilhas das Caraíbas acredita-se que quem entrar no oceano na sexta-feira santa, se transforma num peixe! No entanto, nas Bahamas, o fim de semana de Páscoa é tempo para ir à praia.

As pessoas desfrutam o dia descansando na areia. Algumas tradições, no entanto, nunca mudam, como os desfiles de Páscoa, a habitual caça aos ovos da Páscoa e o papagaio de papel.

Na sexta-feira Santa come-se peixe na principal refeição do dia e o domingo de Páscoa marca o início da temporada de piquenique na praia havendo churrascos em parques públicos à beira-mar e Regatas em algumas ilhas.

Se tiver sorte e for comemorar a Páscoa numa ilha das Caraíba, junte-se às tradições locais. Desfrute das suas tradições e tenha uma feliz Páscoa!

Texto escrito de acordo com o novo acordo ortográfico.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe-nos o seu comentário

Terá que preencher todos os campos obrigatórios. Utilize palavras adequadas. O seu e-mail não será publicado.

Poderá utilizar Gravatar.

Poderá utilizar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Obrigado pela sua visita!
Não quer subscrever a nossa newsletter? É grátis!
guia + viagens - Receba no seu e-mail ideias e inspiração para as suas viagens.
Não mostrar mais