Passadiços do Paiva reabriram esta segunda e já têm 2 mil reservas até abril

passadicosdopaiva.pt

-

Os passadiços do Paiva reabriram esta segunda-feira ao público, depois do incêndio que em setembro do ano passado destruiu uma parte do percurso.

A reabertura do famoso percurso, que em setembro do ano passado foi destruído por um incêndio, estava prevista para o sábado passado mas acabou por ser adiada devido ao mau tempo.

Esta segunda-feira foi o dia escolhido para reabrir finalmente o percurso e, apesar do baixo número de visitantes, a situação a longo prazo prevê-se bastante positiva.

De acordo com a agência Lusa, citada pelo Diário de Notícias, já há 700 portadores de cartões de livre-trânsito e mais de duas mil reservas até abril, sobretudo para os fins-de-semana, para o percurso que agora tem um limite de 3500 visitantes por dia.

“Esta semana ainda temos poucos visitantes, mas isso é normal, considerando que as pessoas decidem comprar bilhete mais nas vésperas do fim de semana, que é quando temos maior procura”, disse Margarida de Belém, vice-presidente da Câmara de Arouca, à Lusa.

“Mas já temos 700 pedidos para emissão do cartão [de livre-trânsito] para residentes e esse processo está a correr muito bem”, declara.

“Além disso, como os bilhetes podem ser comprados com três meses de antecedência, já temos mais de 2.000 reservas até abril, com uma forte procura para o domingo antes do 25 de Abril”, acrescenta.

Segundo a agência noticiosa, uma outra data que está também a ser muito requisitada é o dia 24 de abril, isto porque, além de estar no fim-de-semana prolongado, coincide com o Paiva Fest, um festival local dedicado a desportos de água.

Outro dado que aponta para o sucesso dos passadiços é o facto de a autarquia estar a “registar muitos pedidos de visita por parte de operadores turísticos”, algo que ainda só não se traduziu em bilhetes porque “esses processos estão a ter acompanhamento em ‘backoffice'” pelos técnicos da Câmara.

Relativamente às mudanças introduzidas no percurso, a autarca garante que mesmo para quem já conhece poderá agora descobrir “elementos valorativos muito significativos”.

“O aspeto mais marcante é a escadaria que veio substituir aquele percurso de um quilómetro em caminho florestal a seguir à Praia do Areinho, que não se coadunava com a experiência proporcionada pelo restante trajeto e inviabilizava que o usufruto da zona se verificasse com a mesma qualidade quer fosse verão ou inverno”, explica.

A escadaria acrescentou ainda mais degraus ao passadiço mas também acaba por “reforçar a qualidade da visita, tanto pelo seu conforto como pela qualidade da paisagem, com sobreiros, blocos rochosos graníticos”.

Além disso, a vice-presidente destaca ainda a criação dos parques de estacionamento em ambas as extremidades do trajeto, cada um com cerca de 400 lugares disponíveis.

ZAP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here