Plovdiv – a segunda maior cidade da Bulgária

Plovdiv

QuartierLatin1968

Plovdiv, é a segunda maior cidade da Bulgária, tem uma população aproximada de 400.000 habitantes, situa-se nas margens do Rio Maritsa, no distrito de Plovdiv, na planície da Trácia. Atualmente Plovdiv é um dos maiores centros económicos, de transportes, de cultura e de educação da Bulgária. Em uníssono com a cidade de Matera em Itália, Plovdiv vai ser a cidade capital Europeia da cultura em 2019.

carregue no play para ver fotos

É uma cidade que possui mais de 6000 anos de história, o que a torna numa das cidades europeias habitadas há mais anos consecutivos, por isso é portadora de inúmeros monumentos e achados arqueológicos de diversas origens, especialmente oriundos da civilização romana ou da civilização grega.

Ao visitar a cidade de Plovdiv, não pode ir embora sem visitar o famoso anfiteatro Romano. Um anfiteatro extremamente bem conservado, onde atualmente é palco de uma grande variedade de espetáculos. Foi construído no séc. II d.C. e possui capacidade para 7000 pessoas.

O Mosteiro ortodoxo de Bachkovo, o segundo maior da Bulgária, é outro dos monumentos a não perder. Foi construído em 1083 pelo príncipe Gregory Pakourianos, com a finalidade de ser um seminário para jovens.

Durante o período do segundo Império Búlgaro o mosteiro foi apoiado financeiramente pelo Czar Ivan Alexander, uma vez que se pode observar a sua imagem nos arcos.

Apesar de ter sobrevivido às primeiras invasões turcas, foi saqueada e destruída grande parte do mosteiro e só no final do séc. XV, é que sofreu um pequeno restauro, ao nível das pinturas anónimas nas paredes do refeitório, em 1601 e nas paredes da Igreja Virgem Maria, em 1604.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here