O Porto é a cidade europeia que mais vai lucrar com o turismo

Estela Silva / Lusa

O Porto é a cidade da Europa que mais irá crescer em receitas por quarto disponível em 2018, com um aumento estimado em mais de 10%, segundo um estudo da PwC, divulgado esta segunda-feira.

“Best placed to grow – European Cities hotel forecast for 2018 and 2019” é o nome do estudo que analisa as perspetivas do setor hoteleiro em 12 das principais cidades da Europa, num contexto de crescimento económico e de aumento do número de viagens, cujo impulso se deve, em larga escala, à afluência do turismo aos países mediterrânicos.

Segundo o Dinheiro Vivo, a cidade do Porto continua a crescer depois de ter ganho vários prémios e distinções no ano passado. A consultora perspetiva que, o crescimento previsto para a economia portuguesa, assim como o número de eventos na cidade, deverão contribuir para um aumento do Preço Médio (adr) e, consequentemente, o aumento de receitas por quarto (RevPAR).

O estudo da PwC, que já conta com a 7.ª edição, estima ainda que o interesse turístico no Porto se traduza na abertura de 16 novas unidades hoteleiras, o equivalente a cerca de novos 900 quartos, até 2019.

“Estamos a assistir a um shift nas cidades portuguesas, que começam a trabalhar o preço. O Porto é a única cidade europeia que cresce a dois dígitos no RevPAR, este ano, e este crescimento é feito especialmente pelo lado do ADR”, refere Miguel Bello, da PwC.

A capital também “brilha”

Segundo os consultores da PwC, também Lisboa continua a “brilhar”, ocupando o terceiro lugar no ranking de maior crescimento RevPAR em 2018. Para 2019, estima-se mesmo que a cidade chegue à liderança.

A capital portuguesa continua a ser uma das cidades mais requisitadas para eventos internacionais, pela sua acessibilidade, relação qualidade/preço e experiência. O único entrave observado pela consultora é a capacidade de resposta do aeroporto que poderá vir a condicionar o aumento do número de passageiros.

ZAP //



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here