Porto é o Melhor Destino Europeu 2014

“O Porto é excepcional.” É assim que começa o texto que descreve o mais recente Melhor Destino Europeu, eleito pela segunda vez. Portugal bisa no top 10 dos melhores sítios para visitar em 2014 com a Madeira no 6º lugar.

O European Best Destinations é um site de promoção do turismo na Europa que recolheu sugestões dos utilizadores para compor o ranking dos melhores sítios para visitar. Na votação final, entre 22 de janeiro e 12 de fevereiro, estavam 20 destinos: além do Porto, que teve 14,8% das preferências, e da Madeira, foram a votos Amsterdão, Barcelona, Berga, Berlim, Budapeste, Cannes, Estocolmo, Genebra, Glasgow, Londres, Madrid, Milão, Nicósia, Paris, Praga, Roma, Viena e Zagreb.

A Cidade Invicta arrasou a concorrência, pela segunda vez – a primeira foi em 2012 -, ao traduzir-se em “História, arquitetura, cultura, gastronomia, comércio, encontros e descobertas”.

“O Porto tem todo o charme das cidades que alegremente coabitam com os seus rios”, descreve o site. “Podes andar à margem do Rio Douro na Ribeira, sobrevoar a cidade de helicóptero ou descobrir a arquitectura do Porto, as suas paisagens maravilhosas e as pontes magníficas através de um cruzeiro neste rio majestoso”.

A descrição da cidade não poupa nos elogios: “O Porto é também uma cidade marítima e num piscar de olhos o elétrico pode trazer-te às delicadas praias da Foz do Douro, cara a cara com o Atlântico. O Porto sabe como fazer-te sentir bem-vindo; muito provavelmente vai conquistar o teu coração e deixar impressões duradouras. Vai-te custar dizer adeus.”

Bis português

Na sexta posição do ranking está a ilha da Madeira.

“Além das suas paisagens assombrosas e das montanhas exuberantes”, recomenda o site, “o arquipélago oferece um clima ameno durante todo o ano, umas boas-vindas calorosas, paz, proteção e segurança que em conjunto tornam as tuas férias inesquecíveis”.

Os turistas podem “sentir a energia que flui do ambiente cosmopolita das ruas do Funchal” ou “passar alguns dias na ilha de Porto Santo, conhecida como “ilha dourada”, abençoada com um areal limpo e lavado por um mar calmo e cristalino”.

Confere o top 10 da European Best Destinations:

1. Porto, Portugal
2. Zagreb, Croácia
3. Viena, Áustria
4. Nicósia, Chipre
5. Budapeste, Hungria
6. Madeira, Portugal
7. Milão, Itália
8. Madrid, Espanha
9. Berlim, Alemanha
10. Roma, Itália

Aline Flor, ZAP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here