Praia irlandesa desaparecida há 30 anos reapareceu misteriosamente

Uma praia na Irlanda, que tinha desaparecido há mais de 30 anos, reapareceu recentemente de forma quase milagrosa.

A praia de Dooagh, na ilha de Achill, no oeste da Irlanda, desapareceu completamente do mapa em 1984, depois de uma série de grandes tempestades que atingiram a região. Restaram apenas no local formações rochosas.

Em abril deste ano, contudo, centenas de milhares de toneladas de areia foram misteriosamente arrastadas de volta à costa durante uma maré de proporções impressionantes, que fez a praia renascer e voltar aos seus tempos de glória.

Milhares de turistas visitam a região todos os anos, e agora, com a “nova” praia de 300 metros que a ilha resgatou ao mar, há mais uma atracção turística no local.

Emmet Callaghan, responsável do gabinete de turismo da ilha de Achill, disse à BBC que a população local está empolgada com a novidade. “Tivemos um engarrafamento recentemente aqui na vila, com carros, carrinhas e pessoas a chegar de todo o lado, da Irlanda e do Reino Unido, para verem nossa nova praia”, afirmou.

“As pessoas aqui contavam-nos coisas acerca dos bons momentos que tinham gozado nesta praia, de como era divertido estar lá quando eram crianças. Então, é muito bom poder ter agora esta praia de volta, e visitá-la novamente – agora com com os filhos“, explicou Callaghan.

“Já temos cinco praias com o certificado da bandeira azul, indicador da qualidade ambiental de nossas praias, e se conseguirmos manter esta, espero que seja a sexta”, acrescentou.

(dv) Achill Island Tourist Office

O antes e depois da praia de Dooagh: à esquerda, como ela ficou após as tempestades de 1984; à direita, a nova praia que surgiu no local.

O professor Ivan Haigh, investigador da Universidade de Southampton, no sul do Reino Unido, apontou duas hipóteses que poderiam explicar o misterioso ressurgimento da praia. “Pode ter sido uma mudança na fonte de sedimentos, para cima ou para baixo na costa, a trazer uma nova carga de sedimentos para a praia”, explicou.

Haigh avança ainda com possíveis alterações nas características das ondas na região. “Pode ser também uma mudança nas condições ambientais. Talvez uma alteração na distribuição de ondas, ou uma série de marés, tenham oferecido condições ideais para que a praia regressasse”, conclui.

O gabinete de turismo local e os turistas esperam agora que a “nova velha praia” tenha vindo para ficar – pelo menos até o próximo verão.

// BBC



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here