Quioto – a cidade dos samurais, no Japão

Pavilhão Dourado, em Quioto

Ricardo

Quioto, ou Kyoto, é uma cidade do Japão, que pertence à província de Quioto, e está situada no centro sul do Japão. Com uma história milenar, Quioto foi a capital do império Japonês, tendo sido substituída por Tóquio em 1943. Estima-se que atualmente Quioto tenha uma população aproximada de 1.400.000 habitantes, sendo mesmo a segunda região mais populosa do Japão. Quioto é também conhecida como a velha capital ou cidade dos samurais.

carregue no play para ver fotos

Quioto perdeu o estatuto de capital do Japão e consequentemente deixou de ser o centro do poder político e económico, mas continuou a ser a alma e a razão principal da cultura japonesa.

Quioto é o baluarte máximo das tradições japonesas, desde a meditação Zen, à cerimónia do chá e das gueixas vestidas de seda, até à aprimorada arquitetura. Imensos templos budistas e santuários xintoístas estão espalhados pela cidade, como o Kyomizudera, o pavilhão Kinkakuji, ou o jardim de pedra de Ryoanji, que são Património da Humanidade da Unesco.

Tendo sido capital do Império Japonês por centenas de anos, Quioto, não só alberga um Palácio imperial, como belíssimas obras arquitetónicas, tais como a vila imperial de Katsura Rikyu e o castelo de Nijo, onde os Generais comandavam todas as tropas do Império.

Uma experiência única e que é de fundamental importância cultural é alojar-se nos tradicionais ryokans, e dormir nos futons (um colchão com cerca de 5 cm de altura) em cima do tatami (esteiras de junco) e desfrutar do famoso Kaiseki. Estas hospedarias típicas do Japão, são o que há de melhor e mais subtil, na famosa hotelaria Japonesa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here