21/01/2017

Saiba como recuperar de uma viagem de avião

Publicado em 09/07/2012 por em Dicas de viagem

Marcos A. Sobrinho

Após umas férias descontraídas e relaxantes, longe do stress do dia-a-dia, uma longa viagem de avião de regresso a casa pode acabar com o descanso e relaxamento obtidos durante as férias. No entanto, se tomar as devidas precauções e seguir as nossas dicas, conseguirá mais facilmente recuperar da longa viagem de regresso.

 

Embora as seguintes dicas o possam ajudar a recuperar da viagem de avião, essa mesma recuperação vai depender de cada pessoa, de cada corpo e idade. Ninguém recupera exatamente da mesma maneira!

Mantenha-se hidratado

Irene Sarranheira

Tanto durante a viagem como nos dias após a sua chegada, beba muitos líquidos: água, sumos de fruta e chá.

Durante longas viagens de avião a pele tende perde muita humidade e vitalidade conduzindo a uma desidratação elevada do corpo, mesmo que tenha bebido muita água durante as suas férias.

Beba muita água durante e após a viagem para ajudar o seu organismo a recuperar. Beba especialmente antes das refeições e depois de tomar café, antes de dormir e ao acordar.

Sumos de fruta são excelentes fontes de vitaminas, ótimas para combater a exaustão.

Alguns chás podem ser desintoxicantes, purificantes, e ajudam o seu sistema digestivo a voltar ao seu normal funcionamento.

Durma apenas quando lhe apetecer

solofotones

A diferença horária entre países provoca, normalmente, o chamado ‘jet-lag’.

Não se preocupe se lhe apetecer dormir fora de horas. Durma e descanse quando lhe apetecer e, claro, quando puder, pois ao regressar à rotina diária vai acabar por regularizar o seu sono.

Não deixe de dormir por ainda não ser a hora normal. Por vezes o facto de ‘aguentar’ o cansaço pode levá-lo à exaustão e piorar o seu estado, dificultando a recuperação do seu organismo.

Tome um duche!

Um banho é ótimo para estimular os músculos. Alternativamente, uma massagem será também excelente!

Coma comida caseira

Quando vamos de férias mudamos sempre os nossos hábitos alimentares. Ou porque queremos provar as especialidades locais ou porque é quase impossível encontrar algo semelhante ao que cozinhamos em casa.

Comer da nossa comida após as férias sabe sempre bem e é uma grande ajuda para recuperar dos ‘quilos’ que ganhamos a mais e atingir o ritmo normal do nosso organismo.

A diferença horária entre diferentes países pode alterar no início a hora em que temos fome. Mas se formos comendo em pequenas porções quando temos fome, rapidamente nos habituamos ao horário normal das refeições.

Faça exercício físico

Portal PBH

Longas horas de voo sentadas são péssimas para o seu corpo. Os músculos tendem a ficar tensos e podem surgir problemas de má circulação sanguínea.

Ainda durante o voo levante-se de vez em quando, estique as pernas, ande um pouco.

Depois de chegar faça exercício. Ao ar livre ou no ginásio, a atividade física vai ajudar a redefinir o seu relógio biológico e a acelerar a sua recuperação.

Tomar um medicamento?

A melatonina é uma hormona conhecida por diminuir os sintomas do jet lag em cerca de 50%. Melatonina sintética existe disponível nas lojas de produtos naturais e saudáveis.

No entanto não é recomendado para mulheres grávidas, em amamentação, crianças, casais que tentam engravidar ou pessoas com doenças auto-imunes. E é sempre melhor tentar recuperar naturalmente sem recorrer a medicamentos.

Depois destas dicas como se sente? Confiante para uma viagem de longa duração? Partilhe as suas aventuras e deixe-nos a sua opinião!

Texto escrito de acordo com o novo acordo ortográfico.

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