San Juan de Gaztelugatxe – ilhéu na Costa da Biscaia no País Basco

Scott McLean

San Juan de Gaztelugatxe é um ilhéu na Costa de Biscaia, pertencente ao município de Bermeo, no País Basco (Espanha). Encontra-se ligado ao continente por estreita língua de terra e de longe, na verdade, parece uma ilha. É um dos lugares mais impressionantes da Costa de Biscaia, e apresenta no seu cume uma ermida do século x dedicada a São João Batista e com vistas magníficas.

carregue no play para ver fotos

Afirmou-se que San Juan de Gaztelugatxe foi um mosteiro, uma fortaleza atacada por piratas e, finalmente, uma eremida.

San Juan de Gaztelugatxe só pode ser visitada a pé, após subir uma longa escadaria (cerca de 231 degraus), do qual poderá ver as falésias grande parte do Golfo da Biscaia.

Segundo a lenda, a ermida de San Juan de Gaztelugatxe é de origem templária e restos de sepulturas medievais foram encontrados no seu pátio. É tradição tocar o sino do Santuário três vezes e pedir um desejo.

Acomoda pinturas que retratam barcos prestes a naufragar e modelos de barcos que estão pendurados para baixo, como uma oferta. A lenda conta que quando São João desembarcou em Bermeu e deu três grandes passos e atingiu a ermida. As pegadas foram deixadas no seu caminho, sendo a terceira a última etapa da escada.

Assim, a cada 24 de junho é realizada a tradicional procissão em honra de São João. Muita gente de cidades vizinhas vai em peregrinação à ermida a pé a fim de assistir à missa que é realizada a partir de meia-noite, ou em conformidade com as promessas que foram feitas.

San Juan de Gaztelugatxe é parte do biótopo protegido de Gaztelugatxe, que abrange o trecho de costa na Bizkaia situada entre a área em torno de Bakio a oeste e cabo Machichaco (Bermeo) a leste.

Esta é uma zona costeira particularmente notável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here