Santana: Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO na Ilha da Madeira

Foto de pôr-do-sol.

Dan K

Santana, classificada pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera, é um concelho que se encontra na costa Norte da Ilha da Madeira onde poderá encontrar as famosas casas típicas na forma de triângulo e algumas das quedas de água que alimentam a Floresta da Laurissilva. Sem dúvida, este concelho é um dos pontos de atração da ilha.

Constituída pelas freguesias Arco de São Jorge, São Jorge, Ilha, São Roque do Faial, Faial e a cidade de Santana, sua sede municipal, por lá localizam-se as casas típicas de Santana que são um ex-líbris do concelho de Santana e um cartaz turístico de toda a ilha da Madeira.

Foto das casas típicas com forma triangular de Santana.

Ivo Gomes

Adotando uma forma triangular e revestidas de palha, são popularmente conhecidas por casinhas de Santana.

Interessante é também visitar Ribeiro Frio, onde estão os maiores viveiros de trutas da ilha, e depois, por perto, temos o trilho, que junto às levadas por onde correm às águas, vai até ao coração da Floresta da Laurissilva.

Em Santana, também poderá descer de teleférico a Rocha do Navio e admirar a sua Reserva Natural e visitar o Parque Temático da Madeira, dedicado à história, ciência e tradição do Arquipélago.

Naquela zona existem os mais variados passatempos e restaurantes, onde se pode saborear a sopa de trigo.

No Arco de São Jorge, vale a pena visitar, talvez um dos maiores roseirais do mundo e o Miradouro da Beira da Quinta.

Foto de rosa.

Markus Wichmann

Em São Jorge situa-se uma das mais bonitas igrejas de toda a Ilha e o trilho junto à Levada do Rei que leva as pessoas por entre o arvoredo até ao Ribeiro Bonito.

No Faial, encontra-se a Foz da Ribeira com a sua praia, a Penha d’Aguia e uma maravilhosa paisagem com o seu casario a fugir pela montanha acima.

Finalmente, o Parque das Queimadas e o cimo do Pico Ruivo, é onde marca presença o verde das montanhas e se vislumbra ao longe, as freguesias de São Jorge, Ilha e a cidade de Santana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here