Santiago de Compostela – uma das cidades mais monumentais de Espanha

elena.tejedor

Santiago de Compostela é o destino final do lendário caminho medieval Caminho de Santiago, agora, considerado pela Unesco, património mundial. Até hoje atrai visitantes de todo o mundo graças aos seus monumentos fantásticos. A cidade é nomeada após o Apóstolo Saint James (“Santiago”), que aqui se encontra enterrado.

carregue no play para ver fotos

Santiago é certamente uma das cidades mais monumentais de Espanha, com um estilo arquitetónico particular. Mas é também uma cidade com muita vida, com uma das universidades mais famosas e um grande número de estudantes que garante ambiente jovem dentro de paredes históricas.

A cidade velha de Santiago, voltada para a Catedral e suas praças circundantes, é quase totalmente pedonal e contém a maioria dos monumentos e lugares para ficar e comer. A Praza de Galicia marca o limite entre a cidade velha e a área comercial e moderna ao sul.

O grande coração de Santiago, a Catedral (Praza do Obradoiro) eleva-se acima do centro da cidade. Este grandioso monumento da Galiza foi construído ao longo dos séculos. A maior parte foi construída entre 1075 e 1211, em estilo românico, com uma disposição tradicional de Cruz Latina e três naves. Grande parte, estátuas e intermináveis guarnições, foi construída mais tarde.

Um passeio em redor da Catedral leva a algumas das praças mais convidativas de Santiago. A Plaza do trabalhador, onde se encontra a Renascença Hostal dos Reis Católicos, construído como um hospital para os pobres e doentes, agora um abrigo para os viajantes ricos. Ao longo do lado ocidental da Praça encontra-se o elegante Pazo de Raxoido do século XVIII, agora a prefeitura.

A Praza das Praterías (Praça dos Prateiros) onde poderá ver a Fuente de los Caballos. Na sequência das paredes da Catedral entra-se na Praza da Quintana.

Uma das maiores atrações de Santiago é simplesmente andar pelas suas ruas com arcadas e andar dentro e fora dos bares de tapas ao longo das Rúas Franco e a Raíña.

A nordeste da cidade velha, o antigo Convento de San Domingo de Bonaval apresenta exposições sobre a vida galega e artes que vão desde a indústria de pesca a música e trajes tradicionais.

Dos muitos parques verdejantes de Santiago, o maior é o Alameda, que se estende a oeste da cidade velha em grandes avenidas arborizadas, como o Paseo da Ferradura, com inigualável vista para os pináculos da Catedral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here