Serra Gaúcha – um pedaço da Europa em território brasileiro

Serra Gaúcha

Alexsander Martins Cruz

Serra Gaúcha é uma sub-região do nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, conhecida pelos seus morros, colinas, montanhas, rios, vales e pela excelente qualidade do vinho. Esta região possui características socioculturais únicas, devido à presença maciça de emigrantes oriundos de Itália e da Alemanha.

carregue no play para ver fotos

O clima na Serra Gaúcha é oceânico, com invernos moderadamente frios, verões amenos, mas onde a chuva ocorre regularmente ao longo do ano. Atinge com muita facilidade, temperaturas negativas, durante o inverno.

Serra Gaúcha é uma região muito peculiar, e está dividida em três zonas culturais bem distintas, a região Gaúcha, a Italiana e a Alemã.

Na região Gaúcha, uma zona sem qualquer influência europeia, predomina a cultura gaúcha, como a criação de gado, e uma vida essencialmente de campo, proporcionando paisagens únicas como as formadas pelos Canyon de Itaimbenzinho e Fortaleza.

A região Alemã, é uma zona onde pode observar imensos monumentos e casas que demonstram a colonização alemã. Nesta região, os descendentes alemães mantêm as festas e hábitos alimentares com realce para o café colonial.

Na região Italiana, existe essencialmente uma cultura de uva e vinho que são a base da economia, nesta região.

Serra Gaúcha é um polo turístico que alicia milhares de turistas, principalmente no inverno, à procura do frio, coisa rara no Brasil. Nesta região, pode desfrutar de inúmeras aventuras, tais como: montanhismo, voo livre, rapel, escalada, canoagem, ou simplesmente descansar e saborear a gastronomia e os famosos vinhos da região.

Serra Gaúcha, com a sua cultura Europeia herdada pelos emigrantes Italianos e Alemães é um pedaço da Europa, em território brasileiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here