Site de viagens Tripadvisor multado em 500 mil euros por comentários enganosos

tripadvisor.com

-

A autoridade da concorrência italiana anunciou hoje ter aplicado uma coima de 500 mil euros ao site de viagens Tripadvisor devido à natureza enganosa de alguns comentários publicados neste serviço online.

O Tripadvisor, um site de viagens que fornece informações, opiniões e conteúdos relacionados com turismo, terá publicado vários comentários de profissionais do sector, situação que desencadeou o desagrado de vários consumidores, que achavam que estavam a ler comentários de turistas comuns.

Após o contacto de várias associações de consumidores, a autoridade italiana da concorrência e do mercado considerou que o site norte-americano e a sua filial italiana não tinham sido suficientemente honestos com os internautas.

A entidade proibiu “a difusão de informações enganosas sobre as fontes dos comentários”.

De acordo com o organismo italiano, o TripAdvisor apresenta estes comentários “de maneira particularmente afirmativa”, bem como insiste sobre o seu carácter autêntico e sincero, “o que leva os consumidores a pensar que as informações são sempre fiáveis na medida que exprimem experiências turísticas reais”.

O TripAdvisor tem 30 dias para pagar a coima e 90 dias para explicar à autoridade da concorrência italiana como vai evitar, no futuro, que as escolhas dos consumidores sejam influenciadas por “informações publicitárias que não correspondem à realidade”.

/Lusa

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here