Templo Dourado de Amritsar – edifício religioso no Norte da Índia

O Templo Dourado de Amritsar é o centro espiritual da religião sique, situado no estado de Punjabe, no Norte da Índia e próximo da fronteira com o Paquistão. Este magnífico complexo possui vários edifícios religiosos que concentram os estilos arquitetónicos islâmicos e hindu. Foi reconstruído pelo marajá Ranjit Singh entre 1589 e 1601, após ter sido destruído devido a uma invasão paquistanesa. O seu nome deve-se ao fato da cúpula do templo ter sido coberta a ouro.

carregue no play para ver fotos

Darshani Deorhi é o pórtico, também decorado a ouro, que antecipa os encantos do Templo Dourado.

Tem duas portas em prata e talhados na parede, versos sagrados.

Em seu redor encontra-se um tanque de água onde os siques são batizados.

Este pórtico está ligado a uma ponte denominada de Passagem, toda em mármore, com 60 metros de comprimento e ladeada por candeeiros dourados.

Esta passagem leva o visitante ao templo principal Hari Madir, o mais importante templo dos siques.

Este templo praticamente coberto em ouro e mármore, têm 3 andares e é o local onde é guardado o Livro Sagrado durante o dia.

O primeiro andar está ricamente decorado em mármore com figuras embutidas de plantas e animais em gesso.

No segundo andar, no Guru Granth Sahib é onde se encontra o Livro Sagrado sobre um dossel decorado com joias e pedras preciosas.

No piso superior, a sala de Espelhos é outros dos pontos de interesse devido ao seu teto curvo.

Neste complexo existem mais de 68 santuários, uma Torre de Relógio, a residência de Baba Karak Singh e o Akal Takht, a sede suprema da magistratura dos siques, sendo também o local, onde o Livro Sagrado fica guardado durante a noite.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here