24/01/2017

Utilizar o multibanco no estrangeiro: algumas dicas para garantir a sua segurança

Publicado em 25/10/2013 por em Dicas de viagem

Pedro Caeiros

Para onde quer que se viaje no mundo, o dinheiro é uma das necessidades mais essenciais. É por isso que a primeira coisa que muitos viajantes procuram quando chegam ao seu num país estrangeiro é um ATM (caixa multibanco). Caixas multibanco geralmente resolvem o dilema do viajante onde rapidamente pode obter a moeda local. Todos os levantamentos, independentemente da quantidade, são trocados com base na taxa de câmbio em vigor. Estas máquinas existem praticamente em todo o lado o que as torna a escolha conveniente de viajantes com pouco dinheiro.

Lembre-se que não é prático nem seguro transportar muito dinheiro consigo na carteira. No entanto, aconselha-se que transporte uma quantia mínima como segurança para utilizar por exemplo na compra de um bilhete de autocarro ou num café. Nunca guarde as notas e as moedas num único lugar. Divida por vários compartimentos para evitar que num caso de roubo acabe sem nada.

 

Se vai viajar para o exterior e tenciona utilizar o seu cartão para fazer levantamentos em ATMs, tenha em atenção as seguintes dicas de modo a garantir o máximo da sua segurança.

Contacte o seu banco

Mudanças repentinas da sua atividade bancária, tais como levantamentos frequentes num país estrangeiro, usando o seu cartão multibanco, por vezes dispara um alerta de fraude e pode levar o seu banco a congelar a sua conta.

Para evitar ser preso no exterior sem um cartão de multibanco a funcionar, contacte o seu banco antes de viajar para que eles saibam para onde e quando vai viajar. Em muitos casos, já é possível realizar um aviso online para notificar o seu banco das suas movimentações. Não deixe tudo para a última da hora e trate do assunto pelo menos com dez dias de antecedência.

Vá de viagem prevenido

TRIBO DO COURO

Antes de sair de casa certifique-se que o seu cartão funciona no país para onde viaja. Confira o verso do seu cartão para ver quais as redes a que o seu cartão está ligado. Isto vale tanto para débito, crédito ou múltiplos (débito e crédito). Contacte o seu banco para obter assistência.

Tenha consigo o contacto do seu banco quando viajar, no caso de o seu cartão não funcionar como espera, assim como o contacto do seu agente de viagens para o caso de necessitar de regressar a casa mais cedo.

É importante estar prevenido caso o seu cartão seja perdido, roubado ou retido por uma máquina de ATM.

O ideal é estar preparado para todas as circunstâncias. Tenha uma variedade de opções de pagamento, como cartões de crédito, cartões de débito, cheques e moeda, para não ser apanhado de surpresa caso o seu cartão não funcione.

Obter a melhor taxa de câmbio

Soviagem Câmbio / Flex Câmbio

Muitos bancos cobram taxas mais elevadas para os levantamentos em caixas multibanco internacionais ou uma determinada percentagem do seu levantamento.

Verifique com seu banco antes de cada viagem ao estrangeiro, pois estas taxas podem mudar e muitas vezes sem aviso prévio. Por vezes é cobrada também uma taxa pelo proprietário do ATM estrangeiro.

Uma vez que estas taxas estão sempre a mudar e podem subir sem aviso prévio, o ideal é retirar quantias de dinheiro superiores ao que costuma levantar no seu dia-a-dia no seu país para evitar o pagamento de novas taxas num próximo levantamento.

Quando notificar o seu banco, da saída do país aproveite para confirmar qual é o montante máximo de dinheiro que pode retirar de uma caixa multibanco do país para onde vai. Geralmente existem limites diários para cada banco e convém saber qual será o seu no país para onde vai.

Levantar dinheiro

levantar dinheiro

MyEyeSees

Pode usar um cartão de crédito, apesar de ser mais inseguro no caso de se perder, ou um cartão de débito. Tenha atenção que, por vezes, existem hostels ou supermercados que não aceitam o pagamento com cartão de crédito.

A maioria das caixas multibanco aceitam todas as redes para o levantamento de dinheiro. No entanto, convém sempre conferir. Só conseguirá levantar dinheiro, se a caixa multibanco tiver o mesmo símbolo da rede do seu cartão, que encontrará também inscrito no próprio cartão. Geralmente são as redes Plus (para Visa), Cirrus (Mastercard) e American Express.

Na maioria das caixas de multibanco, quando introduzir o seu cartão, será identificado como estrangeiro e rapidamente aparecerá a opção para mudar de idioma. Se não encontrar a sua língua nativa, opte pelo inglês que é a língua universal.

Depois de inserir o PIN, ou seja a sua senha de quatro dígitos, deverá selecionar a operação WITHDRAWAL (levantamento) no modo CHECKING ACCOUNT (conta corrente).

Muitas máquinas vão perguntar se concorda com a sobretaxa de uso e depois se quer ou não recibo.

Não desespere se por qualquer motivo não conseguir realizar a operação. Anule todo o processo e recomece com mais calma. Se for preciso, dirija-se a outro terminal de multibanco.

Todos os aeroportos possuem caixas de multibanco. Trata de levantar dinheiro logo que chega para evitar andar depois à procura de uma caixa num sítio que ainda não conhece.

Proteja-se

zezinhaa

Antes de usar um ATM observe o ambiente à volta. Se a máquina estiver escondida, num sítio com pouca visibilidade ou mal iluminado vá a outro ATM.

Tenha sempre alguém consigo, especialmente à noite, quando for levantar dinheiro. Tenha o seu cartão à mão, pronto a usar.

Proteja o teclado quando introduzir o PIN de modo a não ficar visível a ninguém. Conte o dinheiro mais tarde e guarde sempre o recibo.

Se notar algo suspeito, cancele a transação e saia imediatamente. Se alguém o seguir depois de fazer uma transação vá para uma área movimentada e bem iluminada e chame a polícia.

Como lida com dinheiro no estrangeiro? Partilhe connosco a sua experiência!

Texto escrito de acordo com o novo acordo ortográfico.

Tags: , , , , , ,

6 Comentários para “Utilizar o multibanco no estrangeiro: algumas dicas para garantir a sua segurança”

  1. Paulo Barreiros 31 Março 2013 at 10:36 #

    Acho este tema bastante interessante, pois realmente é um enorme transtorno quando se fica condicionado em viagens no estrangeiro por falta de dinheiro ou dificuldades em levantamentos nos ATM, mas talvez indo mais a fundo na questão, o que mais me surpreende pela negativa são as constantes burlas associadas a clonagem de cartões muitas vezes deixando nos incrédulos e levando a suspeitas dos próprios funcionários locais, pois em muitos casos esses mesmos ATM, são guardados e vigiados até por câmaras de vigilância 24 h por dia.
    Algo a ter em especial atenção pois por mais cuidados que se tenha só resta depois ter paciência e resolver com o banco no nosso país.

  2. Lilia 7 Novembro 2013 at 22:46 #

    Após duas tentativas para retirar dinheiro de um CAIXA ATM, localizado em uma das agencias do Banco do Brasil,na tela mostrou que nào havia dinheiro suficiente no caixa, naquele momento. Então, desisti e fui embora. Dois dias depois, ao verificar o extrato da minha conta, online, me surpreendi pois havia saído da minha conta(duas vezes) a quantia que eu havia solicitado e que o caixa eletrônico não liberou. Goataria de conseguir o endereço da empresa ATM, para saber o que eu faço, para reaver o meui dinheiro, pois é uma quantia significativa, que irá me fazer falta.
    Por gentileza, há uma forma de eu me comunicar com a Rede de caixas eletrîcas da ATM? Desde já fico agradecida. Lilia

  3. Afonso Farinho Francisco Jose 12 Janeiro 2015 at 20:19 #

    Estou no Brasil e tenho um cartão PLUS da PostFinance(Suiça) , mas já tentei levantar dinheiro em varias caixas multibanco , faço a operação normalmente ate ao final e depois no fim não consigo levantar o dinheiro e aparece sempre no ecrã `operação não realizada ` ou então `problemas no sistema PLUS ` e estou precisando levantar dinheiro e estou sozinho no Brasil ! que devo fazer ?

  4. solange 31 Janeiro 2015 at 16:29 #

    EU sempre usei meu cartao visa com muito sucesso. ma’s ontem depois de duas tentativas no ecra aparecia insuficiencia de fundos. hoje ao levantar o valor nao corespondia ao valor desponivel

    • Carlos 4 Abril 2015 at 0:40 #

      Eu tenho um cartão do barclays, da rede plus isso e visa mas não consigo levantar dinheiro nas caixas de 24 horas vi nas caixas e não tinha o símbolo da rede plus nei visa !! Será que é por isso k não deu fala cartao não reconhecido !! Será k tem caixas diferentes ???
      Li uma parada de fala em caixas internacionais, exitem muitas no BRAZIL

      • Adinilson 4 Julho 2016 at 11:01 #

        Oi boa tarde,

        Sou Brasileiro, mas vivo em Johannesburgo Africa do Sul, e por muitas da vezes que vou ao Brasil, acabo tendo que sacar dinheiro no ATMs, no Brasil não é qualquer ATM que se faz o sague, deve-se procurar pelos ATMs, com o simbolo 24H, ou seja, este ATM esta a sua disposicao 24 horas e esta esta ligado as maires instituiço?es, bancarias do Brasil e do mundo, outros ATM que por vez so mostra a simbolo VISA ou Master Card, consegue se levantar apenas 500 reais


Deixe-nos o seu comentário

Terá que preencher todos os campos obrigatórios. Utilize palavras adequadas. O seu e-mail não será publicado.

Poderá utilizar Gravatar.

Poderá utilizar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Obrigado pela sua visita!
Não quer subscrever a nossa newsletter? É grátis!
guia + viagens - Receba no seu e-mail ideias e inspiração para as suas viagens.
Não mostrar mais