22/01/2017

Verona – a cidade de Romeu e Julieta

Publicado em 29/08/2012 por em Europa

Cameron Booth

A mais famosa história de amor, Romeo e Julieta de Shakespeare foi vivida em Verona, Itália. Recentemente galardoada com o estatuto de “Património Mundial”, Verona tem seduzido pintores, poetas, viajantes e celebridades ao longo dos séculos. Verona é uma obra de arte, uma fascinante encruzilhada de culturas e períodos históricos, uma mistura de influências do nórdico e do mediterrânico. A cidade é ao mesmo tempo antiga e moderna.

carregue no play para ver fotos

Existem estradas largas, datadas de época romana, mas também pequenas e medievais, mais estreitas, que escondem tesouros e vistas incríveis. Muitas delas são ainda como eram antes, como a Via Sottoriva.

Um passeio pelas suas ruas estreitas permite entrar em contacto com o seu passado fascinante e variado: traços das suas origens romanas, o seu vigor medieval, magníficos palácios do renascimento, bem como impressionantes fortificações que protegê-la.

À entrada da cidade, a Porta Borsari e Porta Leoni, dão as boas vindas aos visitangtes e testemunham a grandeza do Império Romano. Os palácios renascentistas de famílias nobres alinham as ruas – Palazzo della Gran Guardia, Palazzo Pompeia, Palazzo Maffei, “Loggia del Consiglio” e a Domus Nova na Piazza dei Signori (“Praça dos Lordes”).

Os seus monumentos de mármore luminosos irão levá-lo atrás no tempo: seu famoso anfiteatro, o Teatro Romano (Arena), a Ponte Pietra (o “lapideus pons”, a ponte romana), o Arco dei Gavi (Arco do triunfo de Gavi) construído para comemorar uma das famílias mais influentes da cidade.

A Arena – o monumento mais famoso de Verona, é visitado por turistas de todo o mundo. Aqui poderá assistir a uma esplêndida ópera. Sua forma elíptica produz uma perfeita acústica de cada ponto de vista físico da arena. É o terceiro maior anfiteatro na Itália, depois do Coliseu e do Anfiteatro de Cápua.

A casa dos Capuletos, mais conhecido como “Casa de Julieta”, remonta ao século XIII. É em forma de Torre e pertenceu à família Dal Cappello, cuja brasão de armas é visível. A fachada de tijolo é decorada por elegantes janelas góticas em ambos os lados da famosa varanda onde Julieta terá falado para Romeu. A casa tem vários andares que podem ser visitados. No outro extremo do pátio fica a estátua de bronze de Nereo Costantini de Julieta, visitada por milhares de turistas todos os anos.

A “Casa de Romeu” situa-se na “Via Arche Scaligere”. É uma autêntica casa medieval que pertenceu aos Condes de Cagnolo Nogarola do século XIII . Estes faziam parte da comitiva Della Scala. O interior não pode ser visitado, mas o restaurante próximo contém alguns dos seus quartos. A fachada ostenta uma inscrição com a célebre frase: “Oh Romeu, Romeu! Wherefore art thou Romeo?… ” Tut! I have lost myself; I am not here: This is not Romeo, he’s some other where.” (Ato 1, cena 1)

Texto escrito de acordo com o novo acordo ortográfico.

Onde fica?

Tags: , , , , , , , ,

Deixe-nos o seu comentário

Terá que preencher todos os campos obrigatórios. Utilize palavras adequadas. O seu e-mail não será publicado.

Poderá utilizar Gravatar.

Poderá utilizar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Obrigado pela sua visita!
Não quer subscrever a nossa newsletter? É grátis!
guia + viagens - Receba no seu e-mail ideias e inspiração para as suas viagens.
Não mostrar mais