24/01/2017

Condições de viagem para menores desacompanhados

Publicado em 02/07/2016 por em Dicas de viagem

Hoje em dia, fruto das necessidades decorrentes da globalização, é cada vez mais comum ver crianças a viajarem sozinhas de avião. Se necessita que o seu filho faça uma viagem de avião sozinho, há uma série de fatores que tem que ter em conta e os cuidados começam logo na altura da marcação da viagem. É de salientar que a política no que diz respeito ao transporte de menores desacompanhados varia de companhia para companhia e, como tal, deve informar-se junto da companhia que pretende utilizar das suas condições relativamente a esse assunto.

viajar-menor

De seguida, serão apresentadas as condições gerais das principais companhias a operar em Portugal. Tenha sempre em mente, que é possível que as companhias alterem a sua política de transporte de menores desacompanhados e, por isso, informe-se, junto da mesma, das condições atuais antes de fazer a reserva.

TAP

Na TAP, a idade mínima para um menor viajar sozinho são os 12 anos. Entre os 3 meses e os 4 anos, os menores também podem viajar se contratarem o serviço de um Assistente Adicional, que contempla o acompanhamento da criança nos aeroportos (partida e chegada) e durante o voo. A partir dos 5 anos e até aos 12, qualquer criança pode viajar se acompanhada por outra pessoa entre os 12 e os 15 anos, desde que os procedimentos “Menor não acompanhado” sejam aplicados a ambos.
Para voos domésticos, Europa, Marrocos e Argélia a tarifa aplicada a menores não acompanhados é de 50 euros. Para voos internacionais, a tarifa é de 100 euros. Estas taxas são aplicadas por trajeto.

Lufthansa

12 anos é também a idade mínima para um menor viajar sozinho com a Lufthansa. As crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 11 anos só poderão viajar se contratarem o seu serviço de supervisão ou se viajarem com alguém com mais de 12 anos.
As tarifas associadas à contratação do serviço de supervisão são de 60 euros para rotas de voo dentro da Alemanha ou Europa e 100 euros para voos intercontinentais.
Os bilhetes para crianças desacompanhadas deverão ser comprados junto da central de reservas da Lufthansa, através de agência de viagens ou no próprio aeroporto, dada a documentação necessária para a compra.

Vueling

Uma vez mais, 12 anos é a idade mínima permitida para viajar sozinho na Vueling, Para crianças entre os 5 e os 11 anos deverá ser contratado o serviço de acompanhamento de menores disponibilizado pela Vueling. Ao contrário de outras companhias, pode solicitar este serviço no momento de reserva pelo site. O serviço de acompanhamento de menores tem um custo de 40 euros por trajeto para voos nacionais, e 55 euros por trajeto para voos internacionais e canárias.

Iberia

A Ibéria também não permite viagens de menores com menos de 12 anos. Entre os 5 e os 11 anos e à semelhança das outras companhias permite que as crianças viajem desde que contratem o serviço especial de acompanhamento de menores. Este serviço tem um custo de 40 euros para voos domésticos (Espanha), 65 euros para voos dentro da Europa, Canárias, Médio Oriente e África e de 100 euros para voos para a América.
Qualquer menor de 12 anos pode viajar acompanhado por outro menor, desde que este seja maior de 16 anos.

Easyjet e Ryanair

Estas duas companhias low cost não possuem nenhum serviço de acompanhamento de menores e apenas permitem que viagem sozinhos passageiros com mais de 14 anos na Easyjet e mais de 16 anos na Ryanair.

Texto escrito de acordo com o novo acordo ortográfico.

Tags: ,

Deixe-nos o seu comentário

Terá que preencher todos os campos obrigatórios. Utilize palavras adequadas. O seu e-mail não será publicado.

Poderá utilizar Gravatar.

Poderá utilizar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Obrigado pela sua visita!
Não quer subscrever a nossa newsletter? É grátis!
guia + viagens - Receba no seu e-mail ideias e inspiração para as suas viagens.
Não mostrar mais