Viagem de avião – TUDO o que precisa de saber sobre a Bagagem de Mão

Foto de malas antigas empilhada.

Andrew Stawarz

Uma viagem de avião é o princípio para uns dias de descanso, aventura ou lazer mas acaba por trazer, também, muitas dúvidas em relação aos objetos que podemos levar connosco, bem como os itens essenciais para serem transportados na bagagem de mão. Os essenciais a não esquecer, as dimensões e peso consoante a companhia aérea em que viajamos, bem como artigos proibidos na bagagem de mão são das principais questões a analisar antes de preparar a sua viagem. Partilhamos consigo as principais informações e dicas sobre este tema, para que preparar a bagagem de mão seja tarefa simples. .

[toc]

Dimensões e peso

Na grande maioria das companhias aéreas as dimensões máximas para a bagagem de mão é de 55 x 40 x 20 centímetros, com uma variação de peso entre os 8 a 10 quilogramas.

Relembramos que, no entanto, deverá sempre confirmar antes do vôo as condições específicas da companhia em que voará, pois podem variar.

As companhias low cost regem-se por requisitos um pouco diferentes, pelo que as dimensões podem ser mais pequenas e estes são mais rigorosos no cumprimento destas regras. Consulte, aqui, algumas dimensões e pesos das companhias mais conhecidas:

  • Ryanair 55 x 40 x 20 centímetros e 10 quilogramas.
  • easyJet 56 x 45 x 25 centímetros e sem restrição de peso.
  • Flybe 50 x 40 x 23 centímetros e 10 quilogramas.
  • Transavia 55 x 40 x 25 centímetros e 10 quilogramas (não garantido na cabina em caso de lotação cheia) e 45 x 40 x 25 cm (garantido na cabina).
  • Jet2 56 x 45 x 25 centímetros e 10 quilogramas.
  • Wizz Air 56 x 45 x 25 centímetros e 10 quilogramas.
  • Germanwings 55 x 40 x 20 centímetros e 8 quilogramas.
  • TUIfly 1 mala de 45 x 35 x 20 centímetros e 5 quilogramas.

Para além da bagagem de mão é permitida uma mala mais pequena com as dimensões máximas de 35 x 20 x 20 cm*.

No caso de viajar com bebés, não existe bagagem de mão permitida para um bebé até 23 meses de idade, que viaje ao colo de adulto, no entanto pode ser transportada mala de bebé com até 5kg transportada pelo adulto acompanhante, para além da sua bagagem.

A easyJet, a empresa “low cost” preferida dos portugueses, permite que, em caso de não ser possível a colocação da bagagem na cabina superior, a esta seja posta no lugar à frente. No entanto, em voos mais movimentdos pode acorrer a situação da bagagem ter, mesmo, que ir para o porão.

A excepção está reservada aos titulares do cartão easyJet plus, clientes da tarifa FLEXI, com lugar à frente ou espaço extra para as pernas, que podem transportar uma mala de cabine adicional (carteira ou mala de portátil) com dimensão máxima de 45 x 36 x 20 cm.

Objetos permitidos a bordo na bagagem de mão

Dentro das dimensões acima referidas poderá fazer-se acompanhar de itens como os seguintes indicados. Sim, não poderá levar todos os objetos que gostaria, pelo que deverá dar prioridade a produtos de higiene pessal e os essenciais para a viagem. Recordamos porém, que alguns dos objetos poderão ser transportados, mas não podendo ser usados durante o voo (como o caso dos cigarros eletrónicos ou selfie sticks):

  • Liquídos e cremes até 100ml (os perfumes, champôs ou desodorizantes com esta capacidade já não são permitidos);
  • Bebidas como sopa e água até 100ml;
  • Escova e pasta de dentes, gel e espuma para o cabelo;
  • Gel de banho e champô;
  • Lâminas de barbear de segurança ou descartáveis são permitidas na cabina, desde que dentro do encaixe;
  • Líquido de lentes de contacto;
  • Pequena manta para a viagem;
  • Alimentos para bebé, nas quantidades suficientes para a viagem;
  • Aparelhos eletrónicos (máquina fotográfica, portátil, tablet ou smartphone) e seus carregadores.
  • Principais documentos;
  • Em caso de necessidade poderá levar, também, secador de cabelo ou prancha de alisamento;

Todos os produtos líquidos devem ser colocados num saco transprente com as medidas máximas de 20 x 20 centímetros. O saco tem que ter, necessáriamente, forma de ser fechado, bem todos os itens devem estar perfeitamente acondicionados. Este saco deverá estar, sempre, em local de acesso fácil, pois poderá ser necessário no momento verificação de bagagem retirá-lo para análise.

Em caso de necessitar de transportar líquidos com maior dimensão, em caso médico, ou agulhas para diabetes, por exemplo, deve fazer-se acompanhar por atestado médico e mostrar esse documento no posto de segurança.

A grande maioria das companhias aéreas permite o transporte de flores ou plantas na cabina desde que não excedam as dimensões e pesos indicadas e não havendo restrição de entrada no país de destino. Algumas flores ou plantas podem ser proibidas por serem potencialmente alvo de pragas ou estarem classificadas como protegidas no destino.

Objetos proibidos na bagagem de mão

Para além da limitação de 100ml para os líquidos e da obrigatoriedade de transporte de todos os liquidos em saco transparente com dimensão maxima de 20cm x 20cm, existem outros objetos que são totalmente proibidos nas companhias aéreas e que serão apreendidos na segurança à entrada do local de embarque:

  • Faças ou qualquer outro tipo de instrumentos cortantes ou pontiagudos;
  • Armas de fogo ou munições;
  • Alicates, chaves de fendas ou outros objetos afiados;
  • Isqueiros, fósforos ou qualquer outro item potencialmente inflamável

Voos com lotação esgotada

Apesar de ser permitido a cada viajante o direito a transportar consigo uma bagagem de mão, em voos com a taxa de ocupação muito elevada, as companhias aéreas reservam a necessidade de se colocarem as bagagens de mão no porão, por falta de espaço a bordo. É muito comum tal situação acontecer nas companhias low cost como Ryanair, cuja lotação é limitada a 90 malas de cabina, pelo que deverá estar ciente desta possibilidade. Em caso de tal acontecer, a bagagem não será taxada e poderá ser levantada no tapete de chegadas ao destino, juntamente com as restantes bagagens de porão.

Itens essenciais a ter na bagagem de mão

Preparar com antecedência a sua viagem é primordial para garantir que leva consigo os principais itens que vai necessitar para um transporte confortável e sem percalços no destino. Prepare a viagem em função do destino para onde irá, sabendo, antecipadamente, os objetos que poderá adquirir lá diretamente e aos os essenciais a ter sempre consigo.

  • Faturas relativas a máquina fotográfica ou computador portátil para comprovar, no regresso a casa, a sua origem;
  • Receita médica relativa a medicação que tenha que levar consigo durante o voo, para apresentat se solicitado;
  • Alguns itens de vestuário e higiene pessoal, para estar prevenido, em caso de infortúnio no desvio ou atraso na chegada da bagagem de porão;
  • Se a viagem é longa, opte por levar consigo um livro ou atividades que o distraiam durante o percurso./li>

Não se esqueça…

As regras de transporte de bagagem de mão mudam periodicamente, pelo que é sempre importante a consulta das principais informações diretamente no website da companhia aérea em que vai viajar.
E se ainda não sabe como vai viajar até ao seu destino de eleição, que tal consultar websites que o auxiliarão a descobrir as principais companhias aéreas low-cost que tratam da rota até ao destino. Aconselhamos o guia aéreo guiadevooslowcost.

Tem mais alguma dúvida?

Partilhe connosco as suas questões e ajude-nos a complementar todas as dicas essenciais para as bagagens de mão. Boa Viagem!

62 COMENTÁRIOS

    • eu viajei quando o meu filho era bebé e desde que seja comida para a criança eles deixam passar, mas quando levamos água eles pedem para provarmos e o pó terá de ser a dose suficiente para a viagem num recipiente pequeno.
      eu cheguei a levar iogurtes fechados e eles deixaram passar (só por causa do bebé)

    • Boa tarde, pelo conhecimento que tenho é provavel que o leite em pó vá numa mala de porão sendo que é estritamente necessário que vá fechado e acompanhe-se do talão de compra pois infelizmente existem muitas pessoas mal intencionadas que fazem com que tente passar como drogas.

    • boa tarde, vejo aqui imensas dúvidas em relação aos líquidos na bagagem de mão, em relação a crianças até 6 anos podem transportar líquidos superiores a 100ml em quantidades razoáveis para a viagem,sendo testados nos novos equipamentos, em relação aos passageiros adultos ou com idades superiores a 6 anos podem transportar até 1 litro ou seja 10 embalagens cada uma com um máximo de 100ml ou seja 100ml×10=1000ml dentro de um saco transparente com medidas 20×20.

      • olá hugo. vou viajar para a Eurodisney pela easyjet e vou com duas crianças de 6 e 5 anos. o leite q a mais nova bebe não há em França e é muito esquisita. cada pacote é de 200mL, e a esayjet diz que nao posso levar 🙁 mas tenho uma amiga que viajou o mes passado (pela ryanair) e levou 8 pacotes do mesmo leite… afinal pode-se levar?
        tenho uma dúvida, vou so com bagagem de mão. posso levar mala de mulher?
        obrgada

  1. Nao percebi se só posso levar 100ml no total de todos os produtos da bagagem de mão, ou 1000ml no total de todo como pasta de dentes ,perfume,tonico,gel cabelo entre outros. vou viajar para paris dia um e ainda não percebi o que posso levar na mala de mão.

    • Alzira Marques, muito obrigada pela sua participação. Cada produto líquido que quiser levar na bagagem de mão não deve exceder os 100mL por si só. Mas pode levar vários produtos com 100mL todos acondicionados num saco fechado, transparente e com um tamanho que permita que estejam bem acondicionados e não muito apertados.

      • Obrigada por este artigo. Queria apenas fazer uma questão, as regras dos 100 ml por embalagem de líquidos aplica-se apenas à bagagem de mão. No porão posso levar cremes com 200 ml por exemplo?

  2. Ola. Gostaria de saber onde posso comprar os tais sacos transparentes para levar os líquidos. Mais uma questão, a mala de mão pode ser uma mala que uso no dia a dia? Respeitando as medidas e peso, claro. Cumprimentos.

    • boa tarde, é possivel comprar esses sacos no super-mercado, até podem ser daqueles sacos com fecho que são para os congelados…desde que sejam transparentes

      • boa noite

        vou viajar em breve, pela primeira vez, e desconheço de todo tudo o que tenha a ver com restriçoes e deveres no aeroporto,etc… 😉
        E em relação ao levar produtos de higiene na mala de porao, so podem ser levado nestes tais sacos transparentes, nao pode ser em necessaire ou bolsas de cosmeticos transparentes, claro?

        obrigada pela ajuda 😉

        • PODE SIM, É IMPORTANTE QUE SEJA COLOCADO DENTRO DE UM SACO QUALQUER TIPO SACOLINHA PLASTICA POR CAUSA QUE COM O VACO DO AVIÃO OS PRODUTOS VAZAM

    • boa tarde, tenho felizmente feito algumas viagens e é me sempre requerido que o carregador vá separado do computador…a razão deste acontecimento não sei bem ao certo..

  3. ola eu gostava de saber se da para viajar com uma bolsa transparente para os produtos de higiene com o tamanho 23 cm x 15 cm

  4. A Partir do dia 1 dezembro 2013 , alem da mala de cabine 55x40x25, tambem posso levar uma bolsa pequena até 35x20x20cm?
    Nao encontro no vosso sit nenhuma imformacao , no dia 5 de Dezembro 2013 vaigei na Ryanair , e estava escrito no bilhete.gostava que me respondencem por favor antes do voo 28/12/13 .Grata

  5. Uma correção ao texto: Na Easyjet só é permitida uma unica bagagem. Se as dimensões forem até 50x40x20 cm, eles garantem que ela vá com você na cabine. Se ela for maior (máximo de 56 x 45 x 25 cm), então será despachada. Acima disso, ou uma segunda bagagem, será cobrado valor adicional.

  6. Vou viajar na próxima quinta feira , através da Ryanair, gostaria de saber onde posso comprar esses produtos de 100ml (champo,geis de banho…) e o saco para os transportar. Obrigado

  7. Olá vou viajar pela easyjet e gostaria de saber se é possivel levar na bagaem de mão gilletes descartaveis fechdas (novas) na embalagem.

    Agradeço antecipadamente

  8. entao mas tenho de levar faturas para os equipamentos? isso é estupido porque eu posso perfeitamente ir a outro pais qualquer e adquirir la um equipamento e trazê-lo para Portugal…. certo?

  9. Boa tarde só vou viajar com a mala de mão sabem me dizer se posso levar umas ampolas são umas vitaminas e queria levar 3 caixas. Urgente

  10. vou viajar brevemente e como so vou levar mala de mao pretendia saber se poderei levar embalagem de batido que substitui refeição. é em po e vai fechada. obrigada

  11. Boa noite, gostaria de saber se é permitido levar alisador de cabelo na mala de mão, já que não vou levar nenhuma mala para despachar. Obrigada!!!

  12. Jan/2015
    Eu quero levar um bule pequeno e bombons de presente para uma pessoa – não há problema de ir na mochila acondicionado? Não vou estar muito tempo fora e não quero pagar para levar nada no porão já q só levo uma mochila. Respomdam por favor.
    Obrigada.

  13. Bom dia,
    Acerca da bagagem de mão ,estive a ver no mercado,e, não encontro malas de acordo com a exigencia de 20 cm , ou seja , os troleys estao dentro das medidas de altura e largura, mas profundidade, sempre entre 23 e 25 cm .
    Disseram-me que a espessura não é o mais importante . Então o meu troley tem 52 cm x 40 cm x 23 cm. Será que não tem problema ?? Obrigado

  14. Por favor me ajuda, sou fumante e nunca viajei para fora do país. Vou para Paris posso leva cigarro e esqueiro na bagagem de mão? Sei que não pode fumar dentro do avião. Obrigada

  15. Olá boa tarde , vou viajar e tenho uma pequena dúvida, eu tenho anemia e vou ter de levar o ferro para tomar será que eles deixam passar ? Também só uso desodorizante em spray será que deixam passar ? Agradecia que me esclarecessem 😉

  16. Boa Tarde,
    Agradeço me seja informado, o mais breve que vos seja posssvel, se é permitido levar na bagagem de mão uma injecção (Anapen) que é utilizada para reacções alergicas alimentares.
    Obrigada,
    Cristina Frade

  17. Ola 🙂 penso viajar do Porto até Lisboa mas encontro-me com algumas duvidas das quais sao :se uma mulher pode levar a pilula ; se podemos levar uma termo de agua (vazia, visto que não se pode levar agua) ; obrigada

  18. Tenho a necessidade de usar um C-PAP (por prescrição médica – apneia do sono, e tenho documento que autoriza a saída do aparelho portátil do país), a minha dúvida é se esse aparelho tem de fazer parte da bagagem mão/porão ou se posso transportá-lo em saco próprio, independente da bagagem mão/porão, sem custos adicionais?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here