02/09/2014

Viagem de avião – TUDO o que precisa de saber sobre a Bagagem de Mão

Publicado em 26/10/2013 por em Dicas de viagem

Foto de malas antigas empilhada.

Andrew Stawarz

Quando vamos de viagem de avião uma das preocupações que surgem sempre é que objetos podemos levar connosco, na bagagem de mão. Roupa? Objetos de higiene pessoal? Que tamanho e peso? Varia consoante a companhia aérea? Que coisas podem ir e que coisas são proibidas na bagagem de mão? Pois bem, neste artigo iremos tentar responder-lhe a todas essas perguntas, para que na próxima viagem de avião as dúvidas não existam, e saiba exatamente o que preparar para levar consigo. Fique connosco.

 

Dimensões e peso

Na maioria das companhias aéreas, as dimensões da bagagem de mão não devem exceder os 55 x 40 x 20 centímetros, e o peso variar entre os 8 e os 10 quilogramas.

No entanto, deverá sempre confirmar estes dados no website da companhia aérea em que vai viajar.

Adicionalmente, deverá ter sempre muita atenção às viagens em companhias aéreas low-cost, já que a sua grande maioria tem as suas próprias especificações, e normalmente são bastante rígidos nessa questão.

O problema, é que se o peso e as dimensões da bagagem de mão excederem os limites especificados terá de pagar uma taxa ou poderá ter de deixar a sua mala no aeroporto.

Por isso, veja de seguida com atenção as especificações de algumas das companhias aéreas low-cost:

  • Ryanair 55 x 40 x 20 centímetros e 10 quilogramas.
  • easyJet 56 x 45 x 25 centímetros e sem restrição de peso.
  • Flybe 50 x 35 x 23 centímetros e 10 quilogramas.
  • Transavia 55 x 35 x 25 centímetros e 10 quilogramas.
  • Jet2 56 x 45 x 25 centímetros e 10 quilogramas.
  • Wizz Air 55 x 40 x 20 centímetros e 10 quilogramas.
  • Germanwings 55 x 40 x 20 centímetros e 10 quilogramas.
  • TUIfly 1 mala de 55 x 40 x 20 centímetros e 6 quilogramas.

Claro que estes valores poderão variar consoante o tempo, por isso, sugerimos-lhe que verifique estes valores antecipadamente, junto da sua companhia aérea. Ainda assim, são boas referências, para que possa organizar antecipadamente o que pode levar.

Repare também, que para além destas limitações, e na maioria das companhias low-cost só se pode levar uma bagagem de mão por pessoa.

Na dúvida, opte por o fazer também.

Tenha também atenção às carteiras de senhora que poderão são consideradas como bagagem de mão. Se levar uma consigo, assegure-se que deixa espaço na bagagem de mão para a guardar lá antes de entrar no avião.

A easyJet, a empresa “low cost” preferida dos portugueses, resolveu permitir que cada cliente possa viajar com uma mala de cabine, mesmo nos voos mais movimentados. Para além da mala de 50 x 4 0 x 20 centímetros, poderá ainda levar uma mala ligeiramente maior, com uma dimensão máxima de 56 x 45 x 25 centímetros, incluindo as pegas e as rodas.

Esta mala será colocada ou no compartimento superior ou no lugar à frente. Tenha atenção que se se tratar de um voo mais movimentado esta mala poderá ir no porão.

A excepção está reservada aos titulares do cartão easyJet plus, FLEXI fare, clientes easyJet plus com lugar à frente ou espaço extra para as pernas. Podem continuar a trazer uma unidade de bagagem de cabine com dimensão máxima de 56 x 45 x 25 centímetros, sem preocupações de não caber.

Outra das companhias aéreas low cost muito populares, a Ryanair, só aceita estritamente um item de bagagem de mão por passageiro com peso até 10 quilogramas.

Todos os seus objectos, como pasta, câmara ou computador portátil, devem ser transportados na única peça de bagagem de mão permitida. Se a sua bagagem de mão exceder as dimensões permitidas será recusada na porta de embarque ou se ainda existir espaço colocada no porão do avião por uma taxa de 60 euros.

É possível ainda, se reservar um assento e pagar a respetiva taxa, transportar instrumentos musicais como uma violoncelo, guitarra, violino ou viola, que excedam as dimensões da bagagem de mão.

Objetos permitidos

Depois de percebermos que dimensões e pesos poderemos levar, com particular atenção na EasyJet e na Ryanair, resta-nos saber que objetos poderemos levar. Sim, não é possível levar tudo que nos apetecer.

Pode levar objetos de higiene pessoal como: escova e pasta dos dentes, desodorizante, gel e espuma para o cabelo, entre outros.

No entanto, tudo o que for líquido ou em gel tem um limite máximo de 100 mililitros. E dentro da definição de líquidos estão incluídos os seguintes itens:

  • Bebidas como sopa e água, cremes, loções, batom, óleos e perfumes;
  • Sprays e recipientes sob pressão como desodorizantes, espuma para o cabelo e de barbear;
  • Pastas dos dentes e géis de banho;
  • Líquido de lentes de contacto.

Não se esqueça de ser muito rigoroso porque não costumam facilitar. Um perfume de 110 mililitros já não passa. O ideal para um perfume ou um champô será colocá-lo na bagagem do porão já que são items que não irá utilizar durante a viagem.

Todos estes produtos têm obrigatoriamente de ser colocados num único saco de plástico transparente, com as dimensões máximas de 20 x 20 centímetros.

Mas, atenção que este saco de plástico, para além de ter de obedecer a estas dimensões, deverá também seguir as seguintes regras:

  • Não deve exceder 1 litro de capacidade;
  • Deve estar completamente fechado;
  • Os itens devem caber dentro do saco de uma forma confortável, não devendo, portanto, o saco estar muito cheio;
  • Deve estar guardada na bagagem de mão num local de fácil acesso pois a maioria das vezes, nos pontos de verificação da bagagem, pedem para ver os itens guardados nesse saco.

Poderá levar também uma manta ou xaile consigo para uma viagem mais confortável, a sua máquina fotográfica e o seu computador portátil.

No entanto, este deverá ser retirado da mala ao passar nos pontos de verificação da bagagem de mão.

Pode levar consigo o seu secador de cabelo ou a prancha para alisar. Lembre-se que o melhor sítio deverá ser na bagagem do porão já que na mala que transporta consigo devem ir apenas os objetos de primeira necessidade.

A maioria das companhias aéreas também não se opõe ao transporte de plantas na bagagem de mão, desde que não exceda as dimensões máximas. Terá de ter muito cuidado em acondicionar a planta. Também deve ter em conta que quando viaja nos países da União Europeia ou para o exterior existem restrições ao transporte de espécies ameaçadas ou de produtos derivados das mesmas. Poderá precisar de uma autorização para transportar determinadas espécies.

Objetos proibidos

Na bagagem de mão não poderá levar os seguintes artigos (embora alguns possa levar na bagagem de porão):

  • Artigos desportivos como taco de basebol e stick de hóquei;
  • Facas e qualquer tipo de instrumentos cortantes como tesouras;
  • Armas de fogo e munições;
  • Chaves de fendas e alicates;
  • Isqueiros, fósforos e outros objetos inflamáveis

E não se esqueça…

Para uma viagem mais descansada e sem percalços, aconselhamos que leve adicionalmente consigo na sua bagagem de mão os seguintes itens:

  • Faturas da máquina fotográfica ou computador portátil que confirmem, no regresso a casa, que não foram comprados fora do país;
  • Se precisar de tomar algum medicamento durante o voo e por isso tem de o levar consigo, não se esqueça de levar também a respetiva receita médica.

Existem vários sites que o vão ajudar a descobrir quais são as companhias aéreas low-cost que fazem a rota que pretende para viajar. Um bom guia aérea é o guiadevooslowcost.

Ficou totalmente esclarecido?

Partilhe connosco a sua opinião, com um comentário na caixa abaixo. Ficou esclarecido com este artigo? Adicionava alguma informação?

Texto escrito de acordo com o novo acordo ortográfico.

Tags: , , ,

35 Comentários para “Viagem de avião – TUDO o que precisa de saber sobre a Bagagem de Mão”

  1. Siomara Marques 5 Janeiro 2013 at 16:06 #

    Como proceder numa viagen na qual vai um bebé de 6 meses. Como acondicionar o leite em pó?

    • Susana 22 Agosto 2013 at 23:18 #

      eu viajei quando o meu filho era bebé e desde que seja comida para a criança eles deixam passar, mas quando levamos água eles pedem para provarmos e o pó terá de ser a dose suficiente para a viagem num recipiente pequeno.
      eu cheguei a levar iogurtes fechados e eles deixaram passar (só por causa do bebé)

    • Magda 24 Janeiro 2014 at 19:39 #

      Boa tarde, pelo conhecimento que tenho é provavel que o leite em pó vá numa mala de porão sendo que é estritamente necessário que vá fechado e acompanhe-se do talão de compra pois infelizmente existem muitas pessoas mal intencionadas que fazem com que tente passar como drogas.

  2. Alzira Marques 16 Janeiro 2013 at 11:05 #

    Nao percebi se só posso levar 100ml no total de todos os produtos da bagagem de mão, ou 1000ml no total de todo como pasta de dentes ,perfume,tonico,gel cabelo entre outros. vou viajar para paris dia um e ainda não percebi o que posso levar na mala de mão.

    • Carolina Almeida 16 Janeiro 2013 at 18:08 #

      Alzira Marques, muito obrigada pela sua participação. Cada produto líquido que quiser levar na bagagem de mão não deve exceder os 100mL por si só. Mas pode levar vários produtos com 100mL todos acondicionados num saco fechado, transparente e com um tamanho que permita que estejam bem acondicionados e não muito apertados.

  3. CRISTINA 5 Março 2013 at 13:23 #

    Olá gostaria de saber sobre perfumes, tem quantidade mínima para transposte em bagagem de despacho?

  4. Filipa Neves 24 Março 2013 at 21:33 #

    Ola. Gostaria de saber onde posso comprar os tais sacos transparentes para levar os líquidos. Mais uma questão, a mala de mão pode ser uma mala que uso no dia a dia? Respeitando as medidas e peso, claro. Cumprimentos.

    • Magda 24 Janeiro 2014 at 19:41 #

      boa tarde, é possivel comprar esses sacos no super-mercado, até podem ser daqueles sacos com fecho que são para os congelados…desde que sejam transparentes

      • diana jesus 23 Março 2014 at 2:22 #

        boa noite

        vou viajar em breve, pela primeira vez, e desconheço de todo tudo o que tenha a ver com restriçoes e deveres no aeroporto,etc… ;)
        E em relação ao levar produtos de higiene na mala de porao, so podem ser levado nestes tais sacos transparentes, nao pode ser em necessaire ou bolsas de cosmeticos transparentes, claro?

        obrigada pela ajuda ;)

        • ELIANE 23 Junho 2014 at 16:13 #

          PODE SIM, É IMPORTANTE QUE SEJA COLOCADO DENTRO DE UM SACO QUALQUER TIPO SACOLINHA PLASTICA POR CAUSA QUE COM O VACO DO AVIÃO OS PRODUTOS VAZAM

  5. Antonio Macedo 31 Março 2013 at 19:20 #

    Preciso comprar 1 kit de malas (Grande, Média, Pequena), mas gostaria de saber os tamanhos máximos em cm/polegadas, exigidos pelas empresas internacionais. Existe algum padrão?

  6. beatriz vilaça 12 Abril 2013 at 11:11 #

    queria saber se é possivel levar secador de cabelo na mala de mao. Obrigada

    • Alice Vieira 7 Maio 2013 at 17:04 #

      Pode-se levar secador de cabelo?

      • diana jesus 23 Março 2014 at 2:25 #

        boa noite

        vi num outro site, que sim, pode se levar na mala de mao, secador e alisador de cabelo!

  7. francisco 27 Maio 2013 at 19:48 #

    Posso levar o carregador junto ao portátil?

    • Magda 24 Janeiro 2014 at 19:42 #

      boa tarde, tenho felizmente feito algumas viagens e é me sempre requerido que o carregador vá separado do computador…a razão deste acontecimento não sei bem ao certo..

  8. Maria Lopes 5 Junho 2013 at 19:57 #

    Pretendo levar uma planta pequena num vaso com terra num voo Funcahal/lisboa. Será permitido?
    Obrigada

  9. Maria Lopes 5 Junho 2013 at 20:00 #

    Gostaria de saber se posso levar na bagagem de mão uma planta pequena num vaso com terra, num voo Lisboa /Funchal.
    Obrigada
    ML

  10. Alice Lucas 16 Junho 2013 at 16:41 #

    ola eu gostava de saber se da para viajar com uma bolsa transparente para os produtos de higiene com o tamanho 23 cm x 15 cm

  11. sofia silva 3 Julho 2013 at 18:36 #

    E um creme com 30gr pode ir?

  12. Anabela Araujo 18 Novembro 2013 at 18:25 #

    Gostava de saber se podemos levar produtos de higiene na bagagem de mao

  13. maria emilia 23 Dezembro 2013 at 21:05 #

    A Partir do dia 1 dezembro 2013 , alem da mala de cabine 55x40x25, tambem posso levar uma bolsa pequena até 35x20x20cm?
    Nao encontro no vosso sit nenhuma imformacao , no dia 5 de Dezembro 2013 vaigei na Ryanair , e estava escrito no bilhete.gostava que me respondencem por favor antes do voo 28/12/13 .Grata

  14. Sol -31/12/2013 31 Dezembro 2013 at 4:12 #

    gostaria de saber se posso levar na bagagem de porão uma essência de choco menta e meu arguile do Parana para Natal

  15. Brenno 6 Janeiro 2014 at 14:43 #

    Uma correção ao texto: Na Easyjet só é permitida uma unica bagagem. Se as dimensões forem até 50x40x20 cm, eles garantem que ela vá com você na cabine. Se ela for maior (máximo de 56 x 45 x 25 cm), então será despachada. Acima disso, ou uma segunda bagagem, será cobrado valor adicional.

  16. Susana 8 Janeiro 2014 at 23:36 #

    Vou viajar na próxima quinta feira , através da Ryanair, gostaria de saber onde posso comprar esses produtos de 100ml (champo,geis de banho…) e o saco para os transportar. Obrigado

  17. Fábio 24 Janeiro 2014 at 21:21 #

    posso levar roupa na bagagem de mão pela ryanair?

  18. Alexandra 29 Abril 2014 at 15:30 #

    Olá vou viajar pela easyjet e gostaria de saber se é possivel levar na bagaem de mão gilletes descartaveis fechdas (novas) na embalagem.

    Agradeço antecipadamente

  19. Sandra 12 Maio 2014 at 15:50 #

    Olá boa tarde posso levar base na mala de mão ?

  20. Carlos 15 Julho 2014 at 9:35 #

    Excelente artigo. Tirou-me bastantes dúvidas, agora que eu vou viajar pela easyjet…

  21. natacha 24 Julho 2014 at 21:02 #

    entao mas tenho de levar faturas para os equipamentos? isso é estupido porque eu posso perfeitamente ir a outro pais qualquer e adquirir la um equipamento e trazê-lo para Portugal…. certo?

  22. catia 28 Julho 2014 at 0:31 #

    Minha mala tem estas medidas 44+68+25 será que pode ir conmigo ou vou pagar para ir no purao obg

  23. Diana 7 Agosto 2014 at 11:21 #

    Boa tarde só vou viajar com a mala de mão sabem me dizer se posso levar umas ampolas são umas vitaminas e queria levar 3 caixas. Urgente

  24. francisco marques 15 Agosto 2014 at 7:40 #

    é sempre bom haver estas imforações


Trackbacks/Pingbacks

  1. Primeira viagem de avião? Em 4 passos explicamos-lhe tudo para que seja um sucesso! | guia + viagens - 20/04/2012

    [...] Viagem de avião – TUDO o que precisa de … [...]

  2. Viagem de avião: 9 dicas para que tudo seja mais rápido no Aeroporto | guia + viagens - 23/04/2012

    [...] sentido, recomendamos-lhe este artigo sobre as regras que deverá seguir quanto à bagagem de mão no avião. Escusado será dizer que a deverá preparar antecipadamente, ainda antes de chegar ao aeroporto. [...]

Deixe-nos o seu comentário

Terá que preencher todos os campos obrigatórios. Utilize palavras adequadas. O seu e-mail não será publicado.

Poderá utilizar Gravatar.

Poderá utilizar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>